São atribuições do Departamento:
- Planejar, organizar, dirigir e controlar as ações das coordenações e dos setores que o compõe (Setores Financeiro, Compras, Terceiro Setor, Copa/Cozinha);
- Elaborar e acompanhar o Plano Plurianual da Educação – PPA e ações da Lei de Diretrizes Orçamentarias Anual – LDO;
- Elaborar e controlar as ações da Lei Orçamentaria Anual – LOA;
- Acompanhar a execução orçamentária para garantir o atendimento ao artigo 212 da Constituição Federal (mínimo constitucional de 25% para a Educação);
- Acompanhar a execução dos Convênios/Repasses Federais e Estaduais;
- Acompanhar, em consulta regular, a legislação e informações disponibilizadas pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE;
- Atendimento ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo: questionário do IEGM-i-Educ – Índice de Efetividade da Gestão Municipal; requisições de fiscalização, atendimento in loco e demais solicitações;
- Apresentação das peças de planejamento orçamentário: PPA e LOA aos Conselhos Municipal de Educação e CACS FUNDEB – Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB;
- Receber e encaminhar Processos Administrativos;
- Coordenar e controlar a equipe do Setor de Copa/Cozinha.
O Departamento conta com os seguintes setores:
Setor Financeiro
- Acompanhar e controlar as dotações orçamentárias;
- Acompanhar os repasses e as despesas do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e controlar a aplicação do Fundo nas percentagens legais;
- Acompanhar e controlar as dotações e recursos financeiros para pagamento das despesas com pessoal;
- Emitir Declaração de Impacto Orçamentário e Financeiro para despesas com pessoal e construção/ampliação;
- Acompanhar e controlar os repasses e despesas da QSE – Quota do Salário Educação;
- Acompanhar e controlar os convênios estaduais da alimentação e transporte escolar, quanto à dotação, recursos financeiros e documentação, no sistema SP SEM PAPEL e atendimento direto à Diretoria de Ensino de Capivari, bem como elaborar e enviar as respectivas prestações de contas;
- Acompanhar e controlar os repasses federais da alimentação escolar (PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar) e transporte escolar (PNATE- Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar), quanto à dotação, recursos financeiros e documentação, bem como elaborar e enviar as respectivas prestações de contas, na plataforma BB Gestão Ágil;
- Acompanhar o atendimento ao PNAE no tocante à aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, elaborando documentos para realização de chamamentos públicos e controlando os contratos e pagamentos;
- Acompanhar e controlar os contratos de alimentação escolar e transporte escolar da Secretaria Municipal de Educação, junto aos respectivos gestores;
- Acompanhar e controlar os convênios estaduais e federais das obras, quanto à dotação, recursos financeiros e documentação, bem como auxiliar o departamento de engenharia na elaboração e envio das respectivas prestações de contas;
- Acompanhar e controlar a execução dos contratos de prestação de serviços/aquisição de materiais, no tocante à dotação e documentação, junto aos respectivos gestores;
- Emitir Pedidos e Anulações de Empenho;
- Analisar e conferir as Notas Fiscais. Efetuar as baixas das Notas Fiscais e encaminhá-las à Tesouraria;
- Acompanhar os Processos Administrativos de solicitação de reequilíbrio econômico e financeiro, reajustes, alterações, acréscimos e supressões, realizando a memória de cálculo e/ou conferência em suporte aos gestores;
- Analisar e conferir as Notas de Empenho. Contatar os fornecedores para entrega de materiais e serviços. Acompanhar quando ocorrerem divergências, diferenças ou necessidade de troca de marca/cancelamento de item ou prorrogação de prazo de entrega;
- Controlar as contas de consumo de água e energia elétrica;
- Controlar e acompanhar as despesas miúdas de pronto pagamento (caixinha) da Secretaria Municipal de Educação;
- Acompanhar os sistemas SIGPNAE – Sistema de Gestão do PNAE, SISCACS – Sistema de acompanhamento e controle social do FUNDEB E AUDESP – Auditoria Eletrônica de Órgão Públicos do TCE/SP, inserindo, alterando ou excluindo informações.
Coordenação de Compras e Estudo Técnico
- Elaborar Estudos Técnicos Preliminares e Termos de Referências;
- Realizar Pesquisas de Mercado e Descritivos Técnicos de Itens;
- Realizar cadastro de itens;
- Emitir e acompanhar as Requisições de Compras;
- Acompanhar as Atas de Registro de Preços, comunicando aos gestores sobre o vencimento e nova solicitação;
- Analisar os editais e propostas e elaborar relatórios técnicos;
- Analisar e responder recursos de processos de licitação;
- Analisar os Processos Administrativos;
- Acompanhar os Processos de solicitação de Atestados de Capacidade Técnica.
Coordenação Terceiro Setor
- Acompanhar o processo de parcerias com às Organizações da Sociedade Civil quanto à manutenção da Educação Infantil-Creches e Educação Especial e prestação de serviços de PAE-Profissional de Apoio Escolar, acompanhar o processo de chamamento público e elaboração de termos de parceria;
- Acompanhar a elaboração de Termos Aditivos/Apostilamentos das parcerias com o Terceiro Setor, em razão de acréscimo, supressão, reajuste ou reequilíbrio dos Termos de Colaboração;
- Lançamento das informações no Sistema AUDESP- Auditoria Eletrônica de Órgão Públicos do TCE/SP, fase V;
- Analisar e conferir as prestações de contas das parcerias com às Organizações da Sociedade Civil;
- Prestar contas no Sistema SisRTS – Sistema de Repasses Públicos ao Terceiro Setor do TCE/SP;
- Realizar visitas in loco às Unidades Parceiras.