São atribuições do Departamento:

  • Planejar, organizar, dirigir e controlar as ações das coordenações e dos setores que o compõe (Setores Financeiro, Compras, Terceiro Setor, Copa/Cozinha);
  • Elaborar e acompanhar o Plano Plurianual da Educação – PPA e ações da Lei de Diretrizes Orçamentarias Anual – LDO;
  • Elaborar e controlar as ações da Lei Orçamentaria Anual – LOA;
  • Acompanhar a execução orçamentária para garantir o atendimento ao artigo 212 da Constituição Federal (mínimo constitucional de 25% para a Educação);
  • Acompanhar a execução dos Convênios/Repasses Federais e Estaduais;
  • Acompanhar, em consulta regular, a legislação e informações disponibilizadas pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE;
  • Atendimento ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo: questionário do IEGM-i-Educ – Índice de Efetividade da Gestão Municipal; requisições de fiscalização, atendimento in loco e demais solicitações;
  • Apresentação das peças de planejamento orçamentário: PPA e LOA aos Conselhos Municipal de Educação e CACS FUNDEB – Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB;
  • Receber e encaminhar Processos Administrativos;
  • Coordenar e controlar a equipe do Setor de Copa/Cozinha.

O Departamento conta com os seguintes setores:

Setor Financeiro

  • Acompanhar e controlar as dotações orçamentárias;
  • Acompanhar os repasses e as despesas do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e controlar a aplicação do Fundo nas percentagens legais;
  • Acompanhar e controlar as dotações e recursos financeiros para pagamento das despesas com pessoal;
  • Emitir Declaração de Impacto Orçamentário e Financeiro para despesas com pessoal e construção/ampliação;
  • Acompanhar e controlar os repasses e despesas da QSE – Quota do Salário Educação;
  • Acompanhar e controlar os convênios estaduais da alimentação e transporte escolar, quanto à dotação, recursos financeiros e documentação, no sistema SP SEM PAPEL e atendimento direto à Diretoria de Ensino de Capivari, bem como elaborar e enviar as respectivas prestações de contas;
  • Acompanhar e controlar os repasses federais da alimentação escolar (PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar) e transporte escolar (PNATE- Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar), quanto à dotação, recursos financeiros e documentação, bem como elaborar e enviar as respectivas prestações de contas, na plataforma BB Gestão Ágil;
  • Acompanhar o atendimento ao PNAE no tocante à aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, elaborando documentos para realização de chamamentos públicos e controlando os contratos e pagamentos;
  • Acompanhar e controlar os contratos de alimentação escolar e transporte escolar da Secretaria Municipal de Educação, junto aos respectivos gestores;
  • Acompanhar e controlar os convênios estaduais e federais das obras, quanto à dotação, recursos financeiros e documentação, bem como auxiliar o departamento de engenharia na elaboração e envio das respectivas prestações de contas;
  • Acompanhar e controlar a execução dos contratos de prestação de serviços/aquisição de materiais, no tocante à dotação e documentação, junto aos respectivos gestores;
  • Emitir Pedidos e Anulações de Empenho;
  • Analisar e conferir as Notas Fiscais. Efetuar as baixas das Notas Fiscais e encaminhá-las à Tesouraria;
  • Acompanhar os Processos Administrativos de solicitação de reequilíbrio econômico e financeiro, reajustes, alterações, acréscimos e supressões, realizando a memória de cálculo e/ou conferência em suporte aos gestores;
  • Analisar e conferir as Notas de Empenho. Contatar os fornecedores para entrega de materiais e serviços. Acompanhar quando ocorrerem divergências, diferenças ou necessidade de troca de marca/cancelamento de item ou prorrogação de prazo de entrega;
  • Controlar as contas de consumo de água e energia elétrica;
  • Controlar e acompanhar as despesas miúdas de pronto pagamento (caixinha) da Secretaria Municipal de Educação;
  • Acompanhar os sistemas SIGPNAE – Sistema de Gestão do PNAE, SISCACS – Sistema de acompanhamento e controle social do FUNDEB E AUDESP – Auditoria Eletrônica de Órgão Públicos do TCE/SP, inserindo, alterando ou excluindo informações.

 

Coordenação de Compras e Estudo Técnico

  • Elaborar Estudos Técnicos Preliminares e Termos de Referências;
  • Realizar Pesquisas de Mercado e Descritivos Técnicos de Itens;
  • Realizar cadastro de itens;
  • Emitir e acompanhar as Requisições de Compras;
  • Acompanhar as Atas de Registro de Preços, comunicando aos gestores sobre o vencimento e nova solicitação;
  • Analisar os editais e propostas e elaborar relatórios técnicos;
  • Analisar e responder recursos de processos de licitação;
  • Analisar os Processos Administrativos;
  • Acompanhar os Processos de solicitação de Atestados de Capacidade Técnica.

 

Coordenação Terceiro Setor

  • Acompanhar o processo de parcerias com às Organizações da Sociedade Civil quanto à manutenção da Educação Infantil-Creches e Educação Especial e prestação de serviços de PAE-Profissional de Apoio Escolar, acompanhar o processo de chamamento público e elaboração de termos de parceria;
  • Acompanhar a elaboração de Termos Aditivos/Apostilamentos das parcerias com o Terceiro Setor, em razão de acréscimo, supressão, reajuste ou reequilíbrio dos Termos de Colaboração;
  • Lançamento das informações no Sistema AUDESP- Auditoria Eletrônica de Órgão Públicos do TCE/SP, fase V;
  • Analisar e conferir as prestações de contas das parcerias com às Organizações da Sociedade Civil;
  • Prestar contas no Sistema SisRTS – Sistema de Repasses Públicos ao Terceiro Setor do TCE/SP;
  • Realizar visitas in loco às Unidades Parceiras.

Responsável

Janayna Semyie Carvalho Akaboshi Ribeiro

Ícone telefone (19) 3801-9191

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