Em consonância com os documentos que regulamentam a Educação Especial no Brasil, o Núcleo de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba, trabalha na perspectiva da educação inclusiva, no qual assume a inclusão como princípio organizador da escola, atuando na promoção do acesso e permanência dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação matriculados nas escolas municipais, garantindo-lhes a matrícula nas classes comuns e a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sentido de assegurar-lhes a igualdade de oportunidades, o acesso e a permanência no processo de escolarização.
Atribuições
- Orientação e apoio às Unidades Escolares na elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para estudantes que necessitam de flexibilização ou adaptação curricular;
- Apoio na adaptação e flexibilização do Currículo Escolar para estudantes com deficiência, TGD/TEA ou Altas Habilidades/Superdotação, alinhando o PDI às necessidades específicas de cada aluno;
- Acompanhamento pedagógico dos estudantes elegíveis da Educação Especial na rede municipal, incluindo Salas de Recursos Multifuncionais e Altas Habilidades/Superdotação;
- Supervisão do trabalho dos Interlocutores de LIBRAS, abrangendo aspectos pedagógicos e formativos;
- Realização de formações bimestrais e reuniões pedagógicas com Docentes III e Interlocutores de LIBRAS;
- Apoio ao Docente III e à equipe gestora, com orientações voltadas ao desenvolvimento da autonomia dos estudantes acompanhados por Profissionais de Apoio Escolar;
- Acompanhamento do trabalho pedagógico dos Docentes III nas Salas de Recursos, atendimentos individuais, coensino com Docentes I e II, além da atuação itinerante nas creches municipais;
- Regulação e monitoramento da atuação dos Acompanhantes Terapêuticos (ATS) externos em sala de aula;
- Análise dos resultados de avaliações externas, com o objetivo de identificar impactos na Educação Especial e desenvolver estratégias para garantir a participação efetiva dos estudantes;
- Apoio à Supervisão Escolar na atribuição de Docentes III, Interlocutores de LIBRAS e Profissionais de Apoio Escolar;
- Orientação no planejamento de propostas pedagógicas que diferenciem conteúdos, estratégias e avaliações, considerando as necessidades e metas de cada aluno para promover avanços significativos;
- Contribuição, quando necessário, com recursos didáticos e pedagógicos que eliminem barreiras no processo de ensino e aprendizagem.