Compartilhar
Whatsapp Facebook Link X Email
Educação Escrito por: EMEB Prof.ª Maria Albertina Bannwart Berdu 19/09/2025

Arte Heurística na Educação Infantil

No dia 17 de setembro de 2025, as crianças da Etapa I B da professora Dione, vivenciaram uma proposta que incentivou a exploração livre, a curiosidade e a criatividade. A atividade de pintura heurística foi realizada com o objetivo de promover a exploração livre, a criatividade e a descoberta por meio da arte. O espaço utilizado foi a quadra da escola, preparado de forma acolhedora e segura, com papel kraft (pardo) disposto no chão e uma variedade de materiais, como pincéis, esponjas, rolinhos, potes, folhas de árvores, rolos de papel, palitos, entre outros objetos do dia a dia, permitiu às crianças experimentarem diferentes texturas, formas e possibilidades de criação.

Durante a vivência, foi possível observar o envolvimento espontâneo e entusiasmado das crianças, que se expressaram livremente, testando e desenvolvendo suas próprias estratégias de pintura. Esse momento promoveu não apenas a imaginação e a expressão artística, mas também a autonomia, a socialização e a construção coletiva do conhecimento, evidenciando a importância de oferecer experiências ricas e significativas no processo de aprendizagem dos pequenos.

A Arte Heurística é o exercício criativo do aprender pela descoberta. Mais do que transmitir respostas prontas, ela convida à investigação, ao diálogo e à experimentação, estimulando a autonomia do pensamento. É uma arte porque exige sensibilidade, intuição e olhar atento; é heurística porque abre portas para que cada sujeito construa, com liberdade e reflexão, seus próprios percursos de conhecimento. A Arte Heurística é o encanto de aprender descobrindo e o saber que nasce da liberdade de criar.

Compartilhar
Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.