Atribuições

O Núcleo de Alimentação Escolar gerencia o processo de fornecimento de alimentação escolar da Rede Municipal de Ensino e Estadual; executa, desenvolve, acompanha, orienta e supervisiona as ações que envolvem a Alimentação Escolar. Realiza visitas diárias de supervisão nas unidades escolares e creches e fiscaliza a parte técnica do Contrato de Alimentação Escolar.

Histórico sobre a Alimentação Escolar no município

Indaiatuba foi a primeira cidade da América Latina a implantar a gestão terceirizada da merenda escolar em 03 de novembro de 1999.

Os alunos da Rede Municipal e Estadual recebem um cardápio in natura elaborado por Nutricionista RT de acordo com os nutrientes descritos nas resoluções nº 06 de 08 de maio de 2020 e 20 de 02 de dezembro de 2020 do FNDE, mediante a faixa etária, as necessidades nutricionais e as exigências do PNAE.

O alimento é transportado em hot box para as escolas de período parcial e feita no local para as creches e escolas de período integral. A forma de operacionalização da Alimentação Escolar do município de Indaiatuba é Terceirizada.

Nas creches lactário, os bebês de 4 a 11 meses recebem seis refeições diárias tendo no cardápio a fórmula infantil, recomendada pelos médicos Pediatras e para as crianças de 1 a 4 anos, são cinco refeições diárias.

Para as escolas os cardápios contam com uma alimentação completa (arroz, feijão, carne, legumes, verduras e frutas), sobremesas todos os dias, sendo frutas, como: maçã, banana, melancia, mamão, abacaxi, laranja, melão, salada de frutas, suco de fruta natural orgânico, tendo uma ótima aceitação pelos alunos.

O Núcleo de Alimentação Escolar atende cardápios para diversas patologias com uma alimentação diferenciada, como por exemplo para diabéticos com o arroz integral, macarrão integral e pão integral.

Quando há introdução de novos cardápios na Alimentação Escolar é aplicado o teste de aceitabilidade, o qual tem que ser aprovado por no mínimo 85% dos alunos para Escala Hedônica e 90% para Resto Ingestão, e os testes são fiscalizados e controlados pela Nutricionista RT da Prefeitura Municipal e por membros do CAE – Conselho de Alimentação Escolar, demonstrado através de planilhas.

Existe um programa de capacitação destinado aos Agentes de Serviços Operacionais de forma continuada, com o objetivo de melhorar e garantir a qualidade de seus serviços em suas respectivas áreas de atuação.

O Núcleo de Alimentação Escolar elaborou o projeto “Avaliação Nutricional dos Alunos” através do sistema online SABER para todas as escolas da Rede Municipal. Foi elaborado por Nutricionista RT e desenvolvido pela Informática, a fim de avaliar o estado nutricional dos alunos.

São coletados os dados como peso, altura e idade dos alunos nos meses de abril e outubro de cada ano, para a avaliação dos alunos, seguindo os parâmetros antropométricos de peso/altura baseados segundo a tabela de classificação do IMC da OMS (Organização Mundial de Saúde). Mediante os resultados do diagnóstico nutricional dos alunos para a classificação de obesidade ou baixo peso, são realizadas palestras para os pais, atividades para os alunos e projetos de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvidos pela Nutricionista RT.

Para o Ensino Fundamental, o Projeto de Educação Alimentar e Nutricional nas Unidades Escolares Municipais atende os alunos do 4º ano, através da exposição de alguns alimentos industrializados com a “Demonstração da quantidade de açúcar, sal e gordura dos alimentos” e o jogo do boliche dos alimentos.

Para a Educação Infantil, atendem os alunos da Etapa II o Projeto “Preparação da Receita do CUPCAKE DE BETERRABA e Oficina Culinária o Encanto da Alimentação Saudável”, com a contação de histórias, produção do cupcake pelos próprios alunos e distribuição de folders informativos com a receita.

A partir de 2013, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação, passou a adquirir, nos termos da Lei Federal e das Resoluções do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar.

Essas compras são realizadas, de acordo com o previsto na legislação acima descrita, utilizando parte da verba repassada pelo Governo Federal aos municípios através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. O programa de aquisição de gêneros alimentícios, provenientes da Agricultura Familiar, tem por finalidade fomentar esse importante setor da Agricultura brasileira, assim como proporcionar uma maior circulação de renda nos mais diversos setores da economia.

Responsável pelo setor

Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.