1° ao 5° Ano
Acessibilidade
Conheça a história do Patrono da EMEB Prof. Luiz Carlos Batista de Moura
O professor Luiz Carlos Batista de Moura nasceu em 21 de abril de 1944, em Piracicaba, SP, sendo filho de Geraldo Batista de Moura e de Ercília Simionato de Moura. Cursou o primário em Recreio, Município próximo a Piracicaba. Sua família posteriormente transferiu-se para Indaiatuba, tendo estudado na E.E. Randolfo Moreira Fernandes dos 12 aos 21 anos. Estudou no Colégio Santo Inácio e morou no Rio de Janeiro, onde foi seminarista. Casou-se com Isamara de Moura, em 17 de julho de 1970, em Lorena, SP. O casal teve dois filhos: Luiz Fernando, nascido em 1972 e Maria Luísa, nascida em 1976. Em 1970 voltou a residir em Indaiatuba, permanecendo até 1996. O professor Luiz Carlos Batista de Moura foi um homem voltado aos estudos, sua formação se dera em Filosofia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, em Letras, na Faculdade de Filosofia de Itu e Pedagogia, na Faculdade Plínio Cardoso de Amaral em Amparo. Foi professor em várias escolas de Campinas, Capivari, Valinhos, Jundiaí e Indaiatuba, tendo sido, na maior parte de sua vida profissional, professor de português na E.E. “Dom José de Camargo Barros”. Nesta mesma escola, foi assistente de Direção, entre 1987 e 1989. Ainda no campo de ensino, estritamente, foi diretor efetivo de escolas em Jacareí, Campinas e Indaiatuba (E.E. “Benedita Wagner de Campos”), além de delegado de ensino em Capivari (1995-1996). Na administração municipal de Indaiatuba, foi Diretor do Departamento de Educação, Cultura, Esportes e Turismo da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, no período de 1977 a 1983, além de Chefe de Gabinete do Prefeito de Indaiatuba, entre 1989 e 1990, e Supervisor do Hospital Augusto de Oliveira Camargo, entre 1990 e 1992.Luiz Carlos Batista de Moura foi colaborador, durante muitos anos, de jornais locais e da região, com colunas de comentários sobre livros e de promoção de concursos de leitura entre leitores dos jornais. Membro ativo da APEOESP e UDEMO, entidades de classes vinculadas ao ensino oficial em São Paulo. Seu falecimento se dera em 15 de julho de 1996 em Campinas, SP.
História da EMEB “Prof. Luiz Carlos Batista de Moura”
Devido ao grande aumento da população do Jardim São Conrado, consequentemente a demanda de alunos para Ensino Fundamental cresceu e fez-se necessária a construção de uma Escola de Ensino Fundamental. Em 1998, a escola iniciou funcionando provisoriamente na Escola Estadual “Prof. Antônio de Pádua Prado”, no Jardim Morada do Sol, onde foram cedidas 15 salas para que funcionassem no período da manhã das 7h às 11h, duas quartas séries, e no período intermediário, das 11h às 15h, uma quarta série, seis terceiras séries e seis segundas séries. Nessa época a escola era conhecida como “Quadra JJ” Em 27 de fevereiro de 1999, foi inaugurada sob a gestão do prefeito Reinaldo Nogueira Lopes Cruz, a EMEF “Prof. Luiz Carlos Batista de Moura”.
A escola recebeu este nome, para prestar uma homenagem ao professor Luiz Carlos Batista de Moura, devido a sua importância para a educação de Indaiatuba. O Primeiro fiscal da Associação de Pais e Mestres da EMEF “Prof. Luiz Carlos Batista de Moura” foi constituído em 05 de agosto de 1998 e em 06 de agosto de mesmo ano, foi constituído o conselho de Escola constituídos sob a presidência da Coordenadora Cristina Toledo Batista.