1° ao 5° Ano
Pré-escola
Conheça a História do Patrono na EMEB Doardo Borsari
Doardo Borsari foi homenageado como patrono de uma Unidade Escolar por ser um morador antigo do Bairro Videira.
Você já parou para pensar qual era a profissão dele?
Doardo Borsari foi um homem que se dedicou a agricultura.
Conheça um pouco sobre a história de vida deste senhor que da terra trouxe alimento a muitas pessoas. E dela fez o sustento de sua família…
Doardo Borsari nasceu na fazenda Quilombo Grande, em Indaiatuba, no dia 13 de outubro de 1905. Filho de Mário Borsari e Rosa Alberti, e irmão de cinco meninas, sendo elas: Cezira, Albina, Ema, Tereza e Maria Luiza.
Foi neto dos casais de italianos Angelo Borsari e Ermínia Magnani, assim como de Giovanni Alberti e Teresa Simioli, que chegaram ao Brasil entre 8 e 14 de dezembro de 1891. Estes trabalharam nas fazendas de café no Quilombo.
Concluiu o ensino primário em 1916. Em 1918 seu pai comprou parte do Sítio São João, que passou a denominar-se Sítio Solidão, em virtude de ser um local muito isolado. Nessa época, com treze anos de idade, Doardo passou a trabalhar juntamente com seu pai cuidando das lavouras de café, milho, cana e algodão, as quais eram comercializadas, e o ajudava ainda a plantar arroz, feijão e mandioca para consumo próprio.
Casou-se com Mathildes Sombini em 20 de maio de 1933, com quem teve seis filhos: Clows Borsari, Clair Odete Borsari, Isaura Borsari, Araldo Borsari, José Borsari e Fernando Borsari.
Com a morte de seu pai em 1953, compra de suas irmãs as terras herdadas na partilha do Sítio Solidão, já que tinha interesse em continuar a desenvolver o trabalho que aprendera com seu pai.
Após a compra das terras, Doardo Borsari dedicou sua vida como agricultor por longos anos, fazendo muitos amigos por sua simpatia e generosidade.
Faleceu no dia 12 de março de 1972.
Histórico da EMEB Doardo Borsari
A escola oferece à comunidade as modalidades de Educação Infantil (Etapa I e II) e Ensino Fundamental (1º Ano ao 5º Ano).
Decreto nº 4.230 de 14 de julho de 1989 “Dispõe sobre a permissão de área de terra pertencente ao Patrimônio Público Municipal” – Permissão de uso da área para o funcionamento da E.E.P.G. Rural do Bairro da Videira.
Decreto nº 30.283 de 16 de agosto de 1989 “Dispõe sobre criação de unidades escolares” – Ficam criadas, nas Delegacias de Ensino das Divisões Regionais de Ensino, adiante enumeradas, da Coordenadoria de Ensino do Interior, as seguintes unidades escolares: f) na 3ª Delegacia de Campinas, a E.E.P. G (Rural) do Bairro Videira, no Município de Indaiatuba;
Resolução SE – 256, de 3 de outubro de 1989 “Instalar, na Divisão Regional de Ensino de Campinas, as Unidades Escolares abaixo, criadas pelo Decreto 30.283, de 16, publicado no D.O. de 17/08/89”;
Processo nº 861/91 – ATL sobre o Projeto de Lei nº 290, de 1991 “Assunto: Denomina Doardo Borsari a Escola Estadual de 1º Grau Rural do Bairro Videira, em Indaiatuba”.
Este processo foi o início da solicitação da denominação da Unidade Escolar, porém não há registros de sua conclusão (decreto).