1° ao 5° Ano
Etapas I e II
Acessibilidade
Período Integral - Ensino Fundamental
Período Integral - Educação Pré-escola
Pré-escola
Conheça a História da Patrona da Escola EMEB Profª. Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro
Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro, nasceu em 11 de julho de 1911 na cidade de Indaiatuba, numa casa localizada no largo da Matriz. Filha de Luiz Teixeira de Camargo e de Donaria Augusta Galvão de Paula Leite, tinha quatro irmãos.
Ela foi batizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária com seis meses de idade, pelo irmão de sua mãe, o Sr. Joaquim Galvão de Paula Leite, de quem recebera de presente um par de brincos de ouro com rubi e um brilhante.
Em 1918 foi matriculada no 1º ano a pedido do diretor Sr. José de Sales, mas vale ressaltar que Sylvia aprendeu a ler e escrever antes de ingressar na escola com seus irmãos, pois era uma menina ativa e muito interessada.
No 1º ano por obter a melhor nota da classe ganhou de sua primeira mestra Sra.Maria José de Campos um livro que abordava sobre aves brasileiras.
No 2º ano por motivo particulares da família Sylvia conclui seus estudos em casa com uma professora particular chamada Elvira Maffei, a qual também é patrona de escola municipal atualmente.
Em 1924 é encaminhada para o Colégio Interno de Campinas, Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde realizou o ginásio e também estudou piano. Em 1927 ingressou na Escola Normal Livre, Nossa Senhora do Patrocínio de Itu, conseguindo entrar com nota dez, realizou o curso em três anos, formando-se em 24/11/1930.
As habilidades eram muitas dentre as quais era Calígrafa, escrevia todos os títulos dos livros da escola, do livro de ouro e dos diplomas. Outra habilidade era cantar, foi solista na Igreja do Bom Jesus e Verônica nas procissões do enterro do Senhor Morto.
Em 1932 foi nomeada num concurso público, para trabalhar numa escola Mista Rural da Fazenda Dinamerica, em Gália. Esta fazenda pertencia ao ministro do Supremo Tribunal, Dr. Celidônio Gomes dos Reis. O seu irmão Rui era quem tomava conta da fazenda. No entanto a esposa de seu irmão estava grávida e prestes a ganhar seu bebê e estes se mudariam em breve, fato que faria Sylvia mudar-se de Gália. Então vieram à Indaiatuba conversaram com o prefeito da época Sr. Alfredo da Fonseca o qual sugeriu a permuta da escola de Gália para a escola mista da Helvétia onde lecionou por cinco anos.
Em 1937 foi criado o Grupo Escolar Joaquim Pedroso de Alvarenga, o qual já funcionava há três anos e Sylvia então lecionara, após um ano da inauguração a mesma foi transferida para o Grupo escolar Randolfo Moreira Fernandes onde lecionou até sua aposentadoria no ano de 1957.
No ano de 1938 Sylvia Teixeira casa-se com o farmacêutico Luiz Carlos Sannazzaro. O casório foi realizado no oratório particular de sua casa, porque sua a mãe andava doente e a impedia de se locomover-se. O celebrante foi o parente do Cônego Dr. Francisco de Assis Barros. Sua Lua de mel foi em São Paulo. Sylvia e Luiz tiveram quatro filhos, sendo duas meninas Silvia Coralina e Donaria Silvia e Carlos Adalberto e Luiz Carlos).
Histórico da EMEB Profª. Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro
A EMEB “Prof.ª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro” está situada a 7 km do centro da cidade no bairro Tombadouro. A mesma é a única escola do bairro e foi construída na gestão do prefeito José Onério, cujo objetivo era atender às crianças do Conjunto habitacional do Caminho da Luz.
Esta unidade de Ensino atende também a Educação Infantil.