Pré-escola

A EMEB Prof.ª Sinésia Martini, localizada na Praça Votura, s/n, Jardim Pau Preto, é uma instituição de ensino dedicada à educação infantil, atendendo crianças de 4 e 5 anos de idade.

⌚De 2ª a 6ª feira, das 08:00 às 12:00, e das 13:00 às 17:00

Nascida aos 20 de janeiro de 1925, na cidade de Jundiaí, viveu sempre em Indaiatuba onde sua família é até hoje radicada. Filha de João Martini e de Vitória Rossi Martini.

Seus estudos primários foram feitos no Grupo Escolar “Randolfo Moreira Fernandes”.

Cursou o ginásio e diplomou-se professora primária pela Escola Normal Livre “Nossa Senhora do Patrocínio”, em Itu.

Era licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Campinas, onde também fez curso de Orientadora Educacional.

Possuía vários cursos de Especialização e Extensão Universitária.

Visitou longamente a Europa e conhecia vários países da América do Sul, bem como quase todo o Brasil.

Inicialmente exerceu o magistério primário passando a seguir o secundário e superior.

Foi professora de Geografia Geral e do Brasil, no Colégio Estadual “D. José Camargo de Barros”, em Indaiatuba. Lecionou Biologia no Colégio Estadual e Escola Normal de Descalvado.

Prestou concurso para a secção de Educação, lecionando no Instituto de Educação Fernando Costa, de Presidente Prudente e no Instituto de Educação Peixoto Gomide, em Itapetininga.

Em 1959 iniciou seu trabalho no Instituto de Educação Presidente Kennedy, de Americana, onde permaneceu até sua morte em um acidente.

Essa viagem que a vitimou, até Fortaleza, era como toda as outras que fazia, no intuito de melhor conhecer sua Pátria para fazê-la mais amada pelos jovens.

De todas as usas viagens coligia slides, material diverso para suas aulas.

Lecionava Didática na Faculdade de Filosofia de Campinas e já havia sido convidada para reger cadeiras de sua especialidade nas Faculdades de Amparo, Itapetininga e Piracicaba.

Durante toda a sua vida profissional foi a imagem viva da dedicação aos estudos e a constante atualização cultural. Amava a juventude e dizia sempre que meditava muito e estudava sem parar, para atender cada vez mais os jovens a quem deveria educar.

Sua ação de educadora era completa; atingia o aluno, a família, a comunidade e sua Pátria estremecida.

Era patriota consciente. Aquela que estudava, também estudava os problemas e inventava soluções. Sua personalidade era tão marcante que se fazia acatada e respeitada em todos os setores.

Sabia ser amiga de seus semelhantes. Pronunciava em frequência, conferência. Presidia a seminários, grupos de trabalho, de nível, sendo sempre figura de escola quando se apresentava.

Perdeu o Magistério Paulista, ao vigor de sua profícua existência uma das mais representativas figuras de classe. Serviu as causas do ensino por mais de vinte anos.

Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.