Pré-escola

⌚De 2ª a 6ª feira, das 08:00 às 12:00, e das 13:00 às 17:00

Conheça a história da Patrona da EMEB Prof.ª Maria José de Campos

A professora Maria José de Campos nasceu em Jaú, estado de São Paulo, na data de 12 de janeiro de 1885, filha do coronel José Vicente de Campos e de Ana Guilhermina Xavier de Mendonça.

Estudou na escola Normal Caetano de Campos em São Paulo, onde se diplomou. Foi nomeada professora primária em 1916 na cidade de Bariri, estado de São Paulo, e dois anos depois foi transferida para a cidade de Indaiatuba, para lecionar na E.E.P.G. Randolfo Moreira Fernandes, onde exerceu o magistério durante quase toda sua carreira, que durou de 1918 a 1944, quando se aposentou.

Maria José de Campos não se casou, pois fez votos ao celibato, mas fez-se mãe por vocação e amor de Cae, Helena, Zelito e Terezinha.

Em 2 de agosto de 1979, Maria José de Campos veio a falecer na cidade vizinha de Limeira.

No entanto, após um mês de sua morte, a escola E.E.P.G. Randolfo Moreira Fernandes também lhe presta uma singela homenagem, escolhendo o nome da educadora para compor a sala da Biblioteca. Na data de sua inauguração, em 13 de outubro de 1979, a professora Adelaide Gomes Teixeira Sampaio, que no passado fora aluna de Maria José de Campos, lhe presta uma homenagem:

“O tempo passa, mas a escola permanece, algo fica sempre em ‘gente’ que se faz e ‘gente’
fazendo ‘gente’. Só uma professora desta casa que merece ser lembrada pelo muito que nos
deu de si, poderia ser a Patrona da biblioteca.”

Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.