1° ao 5° Ano

Conheça a história da patrona da EMEB Prof.ª Maria Ignêz Pinezzi

Maria Ignêz Pinezzi nasceu no dia 09 de maio de 1947 na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. Era a filha mais nova do casal Antônio Pinezzi Filho e Filomena Curti Pinezzi os quais eram pais de Maria Cleydil e Aydil.
Desde a infância, Maria Ignêz já demonstrava andar a frente de seu tempo. Ainda no primário ela já se destacava entre os colegas com sua espontaneidade e alegria.
Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Randolfo Moreira Fernandes e formou-se em 1964 na Escola Estadual Dom José de Camargo Barros. A partir de então, dedicou toda a sua vida a educação, formando-se em 1967 no curso Normal do Instituto de Educação Regente Feijó, em Itu (SP), onde concluiu posteriormente em 1973 o curso de Ciências na Faculdade Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio. Em 1974 especializou-se em “Anatomia Comparada dos Vertebrados”, em Moji das Cruzes (SP) e, em 1975, fez implementação em Ciências Biológicas na Faculdade Professor José Augusto Vieira, na cidade de Machado (MG).
Em meio a toda sua inquietação intelectual conheceu José Mauro Honório, com quem acabou se casando após longo tempo de namoro. Porém, como a preocupação com o trabalho tomava muito de seu tempo, só vieram a ter seu primeiro e único filho em 1985, Guilherme Pinezzi Honório.
Maria Ignêz sempre foi muito querida e admirada por alunos e pela direção das escolas onde atuou como professora no período de 1968 a 1995, ano em que veio a se aposentar. Em todas as escolas por onde passou, sempre era convidada a ser paraninfa das turmas que se formavam.
Em Indaiatuba, ela lecionou na EEPG “Professora Benedita Wagner de Campos”, no SESI onde trabalhou no ensino supletivo, na Prefeitura Municipal de Indaiatuba como professora de Educação Infantil, na EEPSG “Dom José de Camargo Barros”, na EEPG “Prof.ª Helena de Campos Camargo”, na EEPG “Prof. Camilo Marques Paula”, na EEPG “Prof.ª Áurea Moreira Costa”, na EEPG “Prof. Geraldo Enéas de Campos” e encerrou sua carreira na EEPSG “Prof. Randolfo Moreira Fernandes”, onde desenvolveu o projeto “Horta e Jardim”, projeto esse que com o apoio da Direção e colaboração de alunos conseguiu restaurar o jardim da escola. Como a concorrência para conseguir as aulas na cidade de Indaiatuba era muito grande, no período de 1974 a 1979 Maria Ignêz morou e trabalhou na cidade de Osasco (SP). Lá, tendo seu trabalho reconhecido recebeu em 1975, na data de seu aniversário, congratulações da Câmara Municipal de Osasco, através do vereador Arthur Sérgio Castelani que considerou: “esta jovem é muito querida no colégio onde leciona, tanto por alunos como pela Diretoria do 2º Ginásio Estadual de Presidente Altino”.
Além das atividades pedagógicas, Maria Ignêz dedicou-se também a atividades artísticas, sobretudo o artesanato em madeira. Fez diversos cursos e exposições em Indaiatuba e cidades próximas.
Apesar de constantemente ocupada com suas obrigações profissionais, sempre foi muito preocupada com sua aparência. Muito vaidosa costumava estar sempre de bem com seu corpo e alma.
Faleceu em 10 de julho de 1996, em Indaiatuba, após complicações decorrentes de cirurgia plástica. Foi enterrada no Cemitério da Candelária.

Histórico da EMEB “Prof.ª Maria Ignêz Pinezzi”

A EMEB Prof.ª Maria Ignêz Pinezzi foi inaugurada em 20 de fevereiro de 1999, no 1º mandato do Prefeito Reinaldo Nogueira Lopes Cruz. A unidade escolar está localizada na área urbana da cidade e atende aos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.