1° ao 5° Ano

Acessibilidade

Conheça a história da Patrona da EMEB Prof.ª Maria Benedicta Guimarães

“Gostaria tanto de ter meu nome numa rua ou escola, de ser lembrada pelos que irão ficar”, essa foi a frase proferida pela professora Maria Benedicta Guimarães, em entrevista concedida ao jornal Tribuna de Indaiá, em 1991, quando o repórter a questionou sobre as lembranças da época em que lecionava.
Maria Benedicta Guimarães, conhecida carinhosamente como Dona Cota, era indaiatubana, nascida aos 14 de julho de 1901, filha de João Paulo Guimarães e Dalila Bicudo Guimarães. Dona Cota teve uma infância simples, tendo que parar os estudos aos 12 anos, apesar da vontade e da inteligência, comentada sempre por seus familiares. Mais tarde essas escolas foram agrupadas em um prédio antigo, já demolido, onde hoje funciona a Escola Candelária, que então passou a chamar Escolas Reunidas de Indaiatuba. Nesta escola, concluiu o curso primário. Já na juventude, voltou a frequentar a escola e aos 28 anos se formou na escola normal do Colégio Patrocínio, em Itu.
Participou do curso na Escola Normal Padre Anchieta, com duração de 1 mês, na cidade de São Paulo. Maria Benedicta Guimarães ingressou na carreira do Magistério no ano de 1931.
Sua experiência profissional se dera nas cidades de Terra Roxa na alta paulista, Inácio Uchôa (Escolas Rurais), Americana e Amparo. Em 1945 retornou à cidade de Indaiatuba, lecionando durante 15 anos na EEPG “Randolfo Moreira Fernandes”.
Em seguida, através de concurso público estadual, começou a lecionar, profissão que exerceu durante 30 anos. Tinha um comportamento enérgico e a característica marcante de incentivar as pessoas a orgulharem-se da cidade onde nasceram. De 1931 ao ano de 1960 dedicou-se ao Magistério, num total de 29 anos de trabalho na Educação.
Maria Benedicta se aposentou por tempo de serviço em 1960 e na sua trajetória como educadora, trabalhou em diversas escolas rurais no interior do estado de São Paulo. Somente em Indaiatuba, dona Cota foi professora na Escola Randolfo Moreira Fernandes por 15 anos, chegando a receber o título de professora do ano. Faleceu em 1995 aos 96 anos de idade.
Curiosidade: Foram suas colegas de Sala na Escola Normalista em Itu as professoras Sílvia Teixeira de Camargo Sannazzaro, Araci Alvarenga e Áurea Moreira da Costa.

Histórico da EMEB “Prof.ª Maria Benedicta Guimarães”

A EMEB Prof.ª Maria Benedicta Guimarães foi construída para atendimento de alunos da Educação Infantil, sendo que o prédio foi cedido até o ano de 1997 para a Rede Estadual de Ensino.
Em 1997, a escola passou por reformas, adaptando-a para a Municipalização.
No ano de 1998, foi iniciado o trabalho com o Ensino Fundamental Municipal, e EJA no período noturno.
Em 2001, foram construídas mais 04 salas de aula, adaptando novamente a Escola para a demanda da Comunidade Local. Nesta ocasião a quadra também foi coberta e montou-se o Laboratório de Informática e a Biblioteca.

Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.