Conheça a história da Patrona da EMEB “Professora Elvira Maria Maffei”
Dona Elvira Maffei, veio de Piracicaba mais ou menos em fins de 1920. Foi professora, no Grupo Escolar Randolfo Moreira Fernandes, de Sylvio Tancler, no segundo ano de Grupo , classe masculina, manhã (Sylvio é de 24/03/1912).
Sabe-se que uma irmã, Hermelinda, posteriormente também lecionou em Indaiatuba.
Morou na residência de Ambrósio Lisoni, que construiu quarto para ela, na Praça Prudente de Moraes (Rua XV de Novembro, onde é o Banco do Brasil).
Manteve uma escola particular preparatória para o ginásio.
Mudou-se da cidade mais ou menos em fins de 1930 (foi, possivelmente, para Piracicaba).
Criou um filho, supostamente de E.J. Lisoni, e mais dois desconhecidos.
Residiu em uma chácara próxima à cidade. A chácara seria de um irmão.
Data de nascimento: 09/09/1895. Data de falecimento: 15/01/1984 (em Indaiatuba).
Histórico da EMEB “Professora Elvira Maria Maffei”
A Unidade Escolar foi inaugurada em agosto de 1996, pela administração do prefeito municipal Flávio Tonin, conforme lei de denominação 3351 de 27/08/1996, sendo um prédio simples com duas salas de aulas, cozinha e banheiros infantis e para funcionários. Em 2003 foi realizada a ampliação de mais 04 salas de aula e 01 sala para os professores, inaugurada pela gestão do prefeito municipal Reinaldo Nogueira Lopes Cruz. Conforme a legislação, para garantir a acessibilidade, em 2009 foram construídos sanitário exclusivo e rampa de acesso.
No dia 5 de fevereiro de 2018, A Prefeitura de Indaiatuba iniciou as atividades do ‘Espaço Avançar”. O local assegura um novo modelo para atendimento integrado e multidisciplinar aos autistas do município. A proposta conta com a ampliação de atividades que propiciam o desenvolvimento motor e social dos assistidos, atendimento escolar e terapêutico. O local passou por reformas, adequação de espaço e tem capacidade para atender até 40 alunos na escola e até 200 usuários com espectro autista na parte ambulatorial.
O Espaço Avançar é equipado com quatro salas de aula; quatro consultórios; uma sala sensório-motora; uma sala de estimulação precoce; uma sala casa pedagógica; uma sala de oficina pedagógica multidisciplinar e compartilha uma piscina e uma quadra poliesportiva da Secretaria de Esportes.
A Rede Municipal de Educação trabalha com a inclusão e na rede regular são atendidos cerca de 90 autistas, os alunos direcionados ao ‘Espaço Avançar’ são casos severos, que necessitam de atendimento especializado. Já no setor ambulatorial, os atendimentos são encaminhados pelo SUS, pela rede regular de ensino ou qualquer laudo de autismo que seja morador de Indaiatuba. Os atendidos participarão de atividades como: esportes coletivos, atividades recreativas na piscina, aulas de música e artes.
A equipe multidisciplinar é formada por professores especializados. Na escola, as salas são divididas com no máximo seis alunos com um professor e um auxiliar de desenvolvimento educacional. A proposta pedagógica é baseada no currículo funcional, que são voltados para habilidades que os alunos têm e visam melhorar o desenvolvimento.
Na parte ambulatorial a equipe é formada por uma médica psiquiatra; uma médica da família com especialidade em nutrição e ortomolecular; uma terapeuta ocupacional; um fonoaudiólogo; um fisioterapeuta; um psicólogo e uma assistente social. Quando a criança chega, passa por uma avaliação de todos os setores da saúde para ver a necessidade de cada usuário.
Anteriormente, o atendimento aos autistas era oferecido diretamente pela Prefeitura no Complexo Educacional Profa. Laura Falh Corrêa, no Parque das Nações, e por meio da parceria com o CIRVA (Centro de Integração, Reabilitação e Vivência dos Autistas), que mantinha o CIVAI (Colégio de Integração e Vivência dos Autistas de Indaiatuba). O CIVAI encerrou as atividades e a Prefeitura assumiu o atendimento escolar com o ‘Espaço Avançar’. Já o CIRVA continua com sua funcionalidade no atendimento terapêutico de forma independente. O ‘Espaço Avançar’ não tem ligação com entidades assistenciais.
⌚De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.