Acessibilidade

1° ao 5° Ano

Conheça a história do patrono da EMEB do Complexo Educacional “Prof. Nízio Vieira” 

Nízio Vieira nasceu a 28 de janeiro de 1946 em São Paulo. Filho de Antônio Vieira, nascido em Vila Coimbra, MG, em1895 e Julieta Benassi, nascida em Bragança Paulista, SP em 1906. Foram seus avós paternos Antônio Manoel Vieira e Benvinda Vieira, portugueses de nascimento. Seus avós maternos eram imigrantes italianos: Adolpho Benassi e Euphemia Biagioni Benassi. O pai ficou viúvo do primeiro casamento com quatro filhos. Do segundo casamento teve mais quatro filhos, sendo o Nízio o caçula dos oito irmãos. Era muito ligado à irmã mais velha do segundo casamento, Nídia, que cuidava dele. Moravam na Vila Mariana em São Paulo.
Estudou o antigo primário da 1ª à 4ª série num colégio de freiras. Aos 12 anos ingressou num Seminário em São Roque, que ficava nas montanhas. Era dirigido por Dom Constantino Amstalden da tradicional família de origem suíça de Indaiatuba. O clima de montanha curou sua bronquite, que fazia sua mãe passar noites em claro, tal era a virulência da doença, que deixava o Nízio com falta de ar.
A vida no Seminário era rígida. Acordavam muito cedo, tomavam banho frio e depois do café da manhã começavam as aulas. O dia era tomado por estudos, principalmente do Latim. Havia também o momento de meditação na Capela. Não assistiam à televisão, com exceção de uns raros jogos de futebol. Viviam à parte do mundo, num ambiente estreito e repetitivo.
Quando terminou a oitava série do Ensino Fundamental, ele e mais quatro amigos decidiram deixar o Seminário por ser muito conservador. Mudaram-se para Santo André, SP, onde o bispo Dom Jorge Marcos de Oliveira era progressista.
O Nízio começou a trabalhar na Varig em 22 de setembro de 1967. Ficava num prédio anexo ao aeroporto de Congonhas. Passou a adorar aviões e viagens. A Varig fornecia passagens aéreas nas férias dos funcionários. Além de viajar pelo Brasil, o Nízio fez viagens para a Europa. Também comprava passagens para sua mãe, que conheceu o Nordeste e o Rio Grande do Sul.
Começou a cursar a Faculdade de Letras e a lecionar Português a partir de 17 de junho de 1969 para reforçar o orçamento. A essa altura, o pai já tinha morrido, os irmãos estavam casados e sua mãe morava com ele, e tinha de alugar casa.
Nízio e Cecilia casaram-se a 5 de julho de 1980. Mudaram nesse dia para Indaiatuba, carregando sete gatos no carro.
Foi só em 1997 que descobriram que havia falta de professores. Foi então que o Nízio começou a lecionar Português na E.E. Hélio Cerqueira Leite, onde ficou até morrer.
No dia 24 de agosto de 1991 o Nízio adoeceu e no dia 27 de agosto faleceu.
Biografia ditada por: Maria Cecília Lorena de Barros Santos, viúva do Professor Nízio Vieira

História da EMEB do Complexo Educacional “Prof. Nízio Vieira” 

A EMEB do Complexo Educacional “Prof. Nízio Vieira” – Unidade Fundamental faz parte de um Complexo Educacional, composto por três unidades: a Unidade Infantil, a Unidade Fundamental e a Unidade Creche.
A Unidade Infantil, primeira a ser criada, deu início às suas atividades no ano de 1993, sendo reformada em março do ano de 1999 e ampliada no 2002, devido a grande demanda do bairro.
A Unidade Fundamental foi criada em virtude das demais escolas municipais existentes no bairro não atenderem a demanda, a qual ampliou-se consideravelmente nos últimos anos. Ela iniciou suas atividades no início do ano letivo de 2007, com catorze salas de aula, sendo sete turmas no Período da Manhã e sete turmas no Período da Tarde

Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.