Acessibilidade

Creche

Conheça a história da Patronese da EMEB e Creche Prof.ª Joanna Gurgel

Joanna Sardemberg de Souza Queiroz nasceu em São Paulo aos quatro de dezembro de 1883.
De família humilde, fez seus primeiros estudos naquela cidade, culminando por conseguir uma disputada vaga na única Escola Normal existente na época: Escola Normal Caetano de Campos, onde após brilhante curso recebeu seu diploma de professora no ano de 1905.
No ano seguinte, sua família transferiu-se para a cidade de Piedade, Estado de São Paulo, onde começou sua árdua carreira no grupo escolar local.
Conheceu então o Prof. Acylino Amaral Gurgel, companheiro de trabalho, vindo a ele se unir pelo matrimônio em 1907, passando a adotar o nome de Joanna Gurgel.
Nascido o primeiro filho, Walkyr, o casal continuou sua carreira na área de educação na vizinha cidade de Salto, onde nasceram mais sete filhos.
Odmar, filho mais velho recebeu do casal um tratamento especial – muito pequeno demonstrou sua paixão pela música, tendo como mestre seu pai Acylino.
Aos 14 anos, já frequentava o Conservatório Municipal de São Paulo e seu nome foi reconhecido nacional e internacionalmente como Maestro Gaó.
Maestro Gaó faz parte com outros conterrâneos do acervo cultural da cidade de Salto.
Ayr, Glaphir, Smyr, Wysb Ibs e Wilmes completavam a família.
Por volta de 1930, o Professor Acylino foi removido para a cidade de Indaiatuba e promovido a Diretor do Grupo Escolar Randolfo Moreira Fernandes, fixando então residência com toda a família na cidade de Indaiatuba.
D. Joanna, passou a dividir suas tarefas domésticas e a educação dos seus filhos com as de professora do grupo escolar Randolfo Moreira Fernandes.
Muito religiosa, fazia parte da Congregação do Apostolado da Oração que se reunia às primeiras sextas-feiras de cada mês para planejar e executar obras assistenciais comandadas pelo Padre Felix Ortega.
A família residiu na Praça Leonor Mendes de Camargo (Largo da Matriz), ao lado da Igreja Nossa Sra. da Candelária, em casa que conserva até hoje suas características originais de construção.
O elo da família com a cidade foi efetivamente concretizada pelo 3° filho do casal – Ayr – que se uniu a indaiatubana Antonieta Milani, que por força do casamento tem o nome de Antonieta Milani Amaral Gurgel.
D. Joanna deu início a 1ª alfabetização a muitos filhos ilustres da terra como Maria Nazaré Pimentel, Yollanda Steffen, Olga Steffen, Maria Isabel Bertoni, Lúcia Steffen, Adele Milani Puccinelli, Angelina de Campos Groff, Fausta Zoppi Estevam, Tereza Tomasi Tancler, Maria Luiza Tancler e muitos que por falta de registros não há como mencionar.
No fim de sua carreira da arte de ensinar, D. Joanna voltou novamente para Salto onde se aposentou.
Com seus filhos adultos, casados e já com netos Acylino e Joanna passaram a residir em São Paulo.
Faleceu em 11 de junho de 1957 vitimada por problemas cardíacos próprios de seus 74 anos de idade, mais da metade dos quais dedicados à educação.
Alguns de seus alunos, ainda vivos e entrevistados, lembram-se dela com carinho, orgulho, satisfação e saudade da mestra dedicada que ensinou a cada um a difícil arte do B+A=BA.

Histórico da EMEB e Creche Prof.ª Joanna Gurgel

A Educação Infantil passou a ter sala de aula neste bairro em 1988 no sótão da Igreja Católica, localizada na Rua Antônio Gaspar Filho.
No dia 29 de março de 1992, às onze horas, deu-se a inauguração da EMEI “Professora Joanna Gurgel”, localizada na Rua Cristiano Seleguim, s/nº, onde hoje é o Posto de Saúde do bairro Parque Residencial Indaiá. Já em 2002 passou a funcionar anexa á EMEF “Professor Antônio Luís Balaminuti”.
No ano de 2003, a Escola mudou-se para prédio próprio e independente, localizado na Rua Pedro Batista Apolinário, nº 441, no mesmo bairro, onde tínhamos 5 salas de aula e atendíamos cento e cinquenta e três alunos na faixa etária de 4 a 6 anos. Neste prédio o grupo “Raios de Sol”, também realizava suas atividades com seus membros da Terceira Idade.
Em 2005, ampliou o atendimento para crianças a partir de quatro meses até três anos e 11 meses (em período integral).
No ano de 2014, o prédio passou por uma grande ampliação onde foram construídas novas salas, e dependências que não havia.

Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.