Compartilhar
Whatsapp Facebook Link X Email
Notícia Escrito por: Secretaria Municipal de Educação 29/08/2025

Reunindo saberes, compartilhando experiências!

Os estudos coletivos já são uma prática antiga dos professores de Arte, mas em 2025 a Formação Continuada desses professores está com um formato ampliado, contando com 2 encontros presenciais por semestre, pelo período de quatro horas cada.

Considerando as 4 linguagens artísticas contempladas na disciplina: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, além das Artes Integradas, a proposta deste ano “Reunindo saberes, compartilhando experiências” foi pensada com intuito de aproveitar os conhecimentos dos próprios docentes, fortalecer vínculos e a troca entre os pares.

Já na reunião final de 2024, o grupo de professores escolheu os assuntos que gostaria de discutir no próximo ano, baseado em desafios sentidos em sala, mas também pensando em temas de interesse dos estudantes. Com isso, professores com maior afinidade, estudo e práticas exitosas nessas abordagens, se prontificaram a compartilhar seus conhecimentos e participar na condução desses encontros.

Em maio, o encontro inaugural aconteceu a partir do tema “Dança para crianças”, contou com uma oficina do projeto “Dança para crianças – Num piscar de olhos” e um estudo sobre a Técnica de Klauss Vianna – desenvolvimento da dança em sala de aula, ministrado pela professora referência de Arte, Carolina Constantino, e a colaboração das professoras Carina Pereira e Daniela Pistoni.

O segundo encontro, em julho, abordou o “Trabalho com argila na sala de aula”, inspirado no Capítulo 2, do material didático de Arte, do 4º ano: “DE FESTAS, ARGILA E TRADIÇÃO SE CONSTRÓI UMA NAÇÃO”. O estudo foi preparado e ministrado pelos professores Joana Cotrin e Roque Ávila, contando com um aprofundamento na parte teórica do material didático e muita “mão na argila”, com estratégias a serem aplicadas em sala de aula com as crianças.

Mais recente, a terceira reunião formativa, aconteceu agora no início de agosto, com a temática “O uso da tecnologia nas aulas de Arte”. Nesse encontro, os professores tiveram a oportunidade de experienciar de maneira lúdica, criativa e divertida os recursos de dois aplicativos disponíveis para os tablets escolares, aprendendo como aplicá-los nas aulas de Arte. O professor Fábio Menezes apresentou sobre a Arte Digital e o trabalho com o Sketchbook e na segunda parte a professora Elaine Saez falou sobre animação com o app Stop Motion.

As Formações têm cumprido seu propósito inicial, trazendo entrosamento ao grupo e, com certeza, potencializando o conhecimento e o trabalho desses profissionais!

 

Setor de Supervisão Pedagógica e Núcleo de Formação Continuada

Compartilhar
Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.