Compartilhar
Whatsapp Facebook Link X Email
Notícia Escrito por: EMEB Prof.ª Maria Ignêz Pinezzi 01/09/2025

PEÇA DE TEATRO “AS AVENTURAS DE MADAME CURIE” É APRESENTADA NA EMEB PROF.ª MARIA IGNEZ PINEZZI

No dia 21 de agosto, os alunos do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º Ano, da EMEB Professora Maria Ignez Pinezzi tiveram a oportunidade de participar de um espetáculo sociocultural que leva para alunos do ensino fundamental da rede pública e público geral, uma peça de teatro, sobre a inspiradora jornada da notável cientista polonesa que revolucionou o mundo com suas descobertas e seu posicionamento no mundo científico – Madame Curie.

O Projeto Teatral inédito e itinerante “As Aventuras de Madame Curie” idealizado pela doutora em Ciências pela USP, Prislaine Pupolin Magalhães e realizado pela empresa Ciência na Caixa, tem o patrocínio do Instituto General Motors por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e Ministério da Cultura, União e Reconstrução.

A peça, “As Aventuras de Madame Curie”, traz, em uma linguagem descontraída e apropriada para o público infanto-juvenil, a trajetória de Marie Curie, uma jovem polonesa curiosa e destemida, que se aventura a desafiar estereótipos de gênero e expectativas culturais da sua época (primeira metade do século XX). Sua coragem e dedicação incansável à ciência, desafiando os limites daquela época, quando a ciência era um território predominantemente masculino, e, tornando-se a primeira pessoa a ganhar o Prêmio Nobel em áreas diferentes e abrindo caminho para as mulheres na ciência.

No laboratório cenográfico os cientistas (atores) discutem a história de Marie Curie destacando seu pioneirismo cultural e acadêmico. Durante as encenações haverá experimentos no palco demonstrando gases liquefeitos e suas propriedades. O roteiro da peça inclui ações lúdicas no palco, instigando os expectadores a explorar as diversas possibilidades da arte atrelada a história da ciência e como elas podem auxiliar o Brasil nessa caminhada para a neutralização das desigualdades da nação.

A apresentação teatral propõe também reflexões que visam quebrar paradigmas, mostrando que todos podem ser cientistas. As histórias, os diálogos e as atividades lúdicas objetivam despertar o senso crítico das crianças, cada dia mais necessário no mundo midiático. Através de reflexões filosóficas, as apresentações teatrais irão mostrar por exemplo que: nem tudo que brilha é radioativo, que a ciência não é neutra, que ela permite erros e que eles são importantes.

“Os alunos se inspirarão ao perceber como o universo das ciências é incrível, adquirindo conhecimentos e desenvolvendo novas habilidades de forma interdisciplinar”, diz Prislaine Pupolin Magalhães, “isso aumentará seu interesse pelas ciências, tornando-os capazes de correlacionar os conceitos com seu dia a dia”, pontua.

Compartilhar
Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.