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Formação Escrito por: Secretaria Municipal de Educação 28/07/2025

Palestras formativas da Fonoaudiologia Escolar

“A parceria entre a Fonoaudiologia e a Educação busca promover o desenvolvimento humano e potencializar o aprendizado, beneficiando diretamente o processo de ensino-aprendizagem. A integração do fonoaudiólogo à equipe técnica enriquece a Educação, trazendo conhecimentos especializados em comunicação humana e contribuindo para as estratégias educacionais eficazes.” (Conselho Federal de Fonoaudiologia, 2024).

No primeiro semestre do ano letivo de 2025, as fonoaudiólogas escolares Adriana Nossa de Moura Rodrigues, Bárbara Lúcia Nascimento Ambiel e Rayssa Monteiro Mantovani, membros do NIAPE – Núcleo Integrado de Apoio Pedagógico Especializado, realizaram palestras formativas para as equipes escolares da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.

Com organização do Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba foram realizadas formações aos professores e funcionários do Ensino Fundamental, Pré-escola e Creche com os seguintes temas:

  • Estimulação da Fala e Linguagem – Creche
  • Fala e Linguagem na pré-escola
  • Consciência Fonológica – Ensino Fundamental
  • Trocas na escrita – Ensino Fundamental

Diversas formações foram realizadas em HTPC (Hora de Trabalho Coletiva de Professores), solicitadas diretamente pelas unidades escolares às fonoaudiólogas de referência. Os temas trabalhados foram:

  • Saúde Vocal
  • Fala e Linguagem: desenvolvimento e estimulação
  • Chupeta e Mamadeira: impactos no desenvolvimento infantil
  • Consciência fonológica: práticas para creche e pré-escola
  • Jogos de Alfabetização, com parceria da Profª Adriana Meneghetti
  • Fluência Leitora / Nomeação Automática Rápida – Ensino Fundamental
  • Fluência Leitora – Ensino Fundamental

“Consciência Fonológica: estimulação e avaliação” foi tema, também, de uma formação específica aos professores integrantes do Setor de Avaliação Educacional da Secretaria Municipal de Educação.

Referência:
Conselho Federal de Fonoaudiologia. Fonoaudiologia nos contextos educacionais. Guia. Brasília, 2024.

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