Compartilhar
Whatsapp Facebook Link X Email
Notícia Escrito por: Secretaria Municipal de Educação 02/07/2025

O projeto “Livros de Filosofia” continua a todo vapor…

No dia 13 de junho de 2025, no Bosque do Saber, foi realizado o primeiro encontro da equipe de trabalho do projeto “Livros de Filosofia” com o Prof. Dr. Walter Omar Kohan, formador contratado para fazer a interlocução entre os saberes escolares e acadêmicos no processo de construção coletiva de material pedagógico de Filosofia para os estudantes do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba.

O projeto visa contribuir para a qualificação das práticas docentes no ensino e enriquecer as experiências de aprendizagem das crianças do município no componente curricular Filosofia.
Desde 1998, a Secretaria de Educação oferece aulas de filosofia nas escolas municipais para as crianças do ensino fundamental. Anima esta proposta a pergunta sobre o que pode o pensar das crianças.

Tal pergunta também inspira a produção das obras, que está a cargo de uma equipe de profissionais de Secretaria Municipal de Educação que lecionam em turmas do ensino fundamental da rede municipal. Com a atuação no projeto, a Professora Caroline Bekmessian Pinheiro e os Professores Daniel Moraes Carlos, Giovani Trentin e Glauco Stein têm se dividido entre as atividades docentes e a de produção dos materiais.

Coordenado pelo Professor Referência de Filosofia William Wolf E. P. Vieira, o Projeto iniciou em junho de 2024, e além dos livros, prevê, durante e ao final do processo de produção, a formação do corpo docente de Filosofia da rede municipal explorando as possibilidades de trabalho com o material.

O objetivo do encontro formativo foi, além de oficializar a colaboração do Prof. Dr. Walter Kohan no projeto, refletir o que já foi produzido no Projeto e planejar ações futuras.
No encontro, provocações formativas deram o que pensar a todos os presentes. A Supervisora Kelly Anísia N. de Lima (responsável pela articulação pedagógica da Secretaria de Educação) questionou como cada um dos membros do projeto compreende os impactos da produção dos livros em seu trabalho cotidiano e no trabalho em rede. O Prof. Kohan indagou sobre a consciência da oportunidade que o projeto tem de produzir algo singular e inspirador para outras realidades educacionais. Uma pergunta ainda ecoa da reunião: qual pode ser o papel das crianças do município nesta construção?

Sobre o formador
Professor titular e pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Prof. Kohan já presidiu o Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com Crianças (ICPIC) e, atualmente, coordena o Núcleo de Estudos de Filosofia e Infâncias da UERJ (NEFI-UERJ). É autor de mais de 50 livros no campo das relações entre infância, educação e filosofia.

Caso deseje conhecer um pouco das ideias do Prof. Kohan, confira este vídeo.

Compartilhar
Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.