Compartilhar
Whatsapp Facebook Link X Email
Educação Escrito por: Núcleo de Formação Continuada 13/11/2024

Integrante do NIAPE, realizou um estudo sobre Consciência Fonológica, a convite do NFCI

Em 04 e 11 de novembro de 2024, a fonoaudióloga escolar Adriana N. M. Rodrigues, integrante do Núcleo Integrado de Apoio Pedagógico Especializado (NIAPE), realizou um estudo sobre Consciência Fonológica, a convite do Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba (NFCI). 

 

Apesar de ser, primariamente, destinada aos professores da Pré-escola, a formação também contou com a participação de professores interessados da modalidade Creche. 

 

Inicialmente, a fonoaudióloga trouxe alguns apontamentos de referenciais teóricos sobre a importância das habilidades de Consciência Fonológica para o aprendizado inicial da leitura e da escrita, apresentou sua definição, discorreu sobre os níveis de conhecimento nela envolvidos e abordou sua correlação com o conhecimento alfabético e as hipóteses de escrita. 

 

Na sequência, Adriana apresentou cada uma das habilidades metafonológicas comumente associadas à Consciência Fonológica, com exemplos de atividades práticas facilitadoras para sua estimulação, destacando sua relevância para a progressão das hipóteses demonstradas nas produções escritas dos estudantes. 

 

O tema foi abordado no momento do HTPC das 7h, com reprodução para os demais horários, dentro da proposta de Estudo online da Pré-escola.

Compartilhar
Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.