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Notícia Escrito por: EMEB “Prof. João Marinho Filho” 12/06/2025

HTPC Formativo promove raciocínio lógico matemático com uso de jogos pedagógicos

Com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas e assegurar os direitos de aprendizagem dos estudantes, a Emeb “Prof. João Marinho Filho” realizou recentemente um HTPC formativo com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.

A atividade integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), contemplando a Meta 1: Assegurar os direitos de aprendizagem dos estudantes por meio do alcance das metas das avaliações externas, especialmente a Ação 1.1 – Fortalecer as pautas formativas nos HTPCs e nas Reuniões Pedagógicas, com foco em práticas de leitura, raciocínio lógico matemático e uso da inteligência artificial na educação.

Durante o encontro, os docentes participaram ativamente de dinâmicas com jogos pedagógicos que estimulam o pensamento lógico e a resolução de problemas de forma lúdica. Foram utilizados recursos como os jogos da plataforma Mind Lab, além de atividades como o Stop Matemático, Uno das Operações Matemáticas e o Jogo da Velha da Adição.

Essas práticas visam desenvolver habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente aquelas relacionadas ao Campo de Atuação da Matemática, como:

* EF02MA05: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais, utilizando estratégias diversas e o registro das operações.
* EF04MA10: Resolver problemas que envolvam o planejamento de ações e o uso de diferentes estratégias de raciocínio lógico.
*EF05MA08: Resolver e elaborar problemas utilizando as quatro operações fundamentais com números naturais e com números racionais em sua forma decimal.

A proposta também está alinhada aos descritores cobrados nas avaliações externas, como o SARESP, que avalia competências essenciais de matemática, como interpretação e resolução de problemas, operações básicas e compreensão de grandezas e medidas.

Por meio de atividades lúdicas e significativas, os professores puderam explorar estratégias que podem ser aplicadas em sala de aula para elevar o desempenho dos estudantes nessas avaliações.

A formação também trouxe à tona a importância da Etnomatemática, abordagem que reconhece e valoriza os saberes matemáticos presentes em diferentes culturas, promovendo um ensino mais inclusivo, contextualizado e significativo. Nessa perspectiva, foram destacados artefatos históricos como o Osso de Ishango, encontrado na região do Congo e datado de aproximadamente 20.000 anos, e o Osso dos Libombos, descoberto em Moçambique, considerado um dos instrumentos matemáticos mais antigos da humanidade.

Esses objetos revelam que a matemática é um saber universal, desenvolvido por diversas culturas ao longo da história, muito antes da sistematização ocidental do conhecimento.

 

Por Ayeda Ricardo – Coordenadora Pedagógica

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