Prefeitura disponibiliza Calendário de Frequência e Boletim Escolar...
A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio...
Continue lendoA partir da formação sobre gêneros textuais realizada com os professores em HTPC, a professora Cássia prontamente incorporou as propostas apresentadas e desenvolveu, com os alunos de sua oficina, um projeto de leitura e escrita inspirado na obra O Carteiro Chegou, de Allan Ahlberg e Janet Ahlberg.
O trabalho teve como foco o reconhecimento dos diferentes gêneros textuais presentes no livro e, posteriormente, a escolha do gênero carta para ser aprofundado com a turma. A coordenadora acompanhou todo o processo, desde o planejamento até a conclusão das atividades, observando o envolvimento dos alunos, a condução da professora e os resultados alcançados.
Durante as aulas, os estudantes exploraram os diversos gêneros presentes na obra e analisaram suas características. Em seguida, estudaram especificamente o gênero carta, reconhecendo sua estrutura — data, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura — e sua função comunicativa.
A proposta culminou na produção de várias cartas escritas pelos alunos e destinadas aos personagens da história. Como elemento lúdico e motivador, a professora confeccionou um baú decorado, que funcionou como uma “caixa de correio” para acolher as produções, dando um toque especial e significativo ao projeto.
A prática observada demonstra clareza e objetividade na condução das aulas, com explicações adequadas ao nível dos estudantes, além de forte engajamento dos alunos, que participaram ativamente das discussões e da produção escrita. Houve integração eficiente entre leitura e escrita, permitindo que os estudantes compreendessem o gênero a partir da obra e, posteriormente, aplicassem seus conhecimentos na produção textual. Destaca-se, ainda, a criatividade e sensibilidade pedagógica evidenciada na criação do baú decorado, que despertou interesse e ampliou o sentido da atividade.
Constata-se coerência entre o trabalho desenvolvido e a formação ofertada, evidenciando que a professora não só compreendeu os conteúdos, como também soube transformá-los em uma prática eficaz. A professora Cássia demonstrou proatividade ao implementar rapidamente as sugestões da formação, além de domínio sobre o conteúdo de gêneros textuais e capacidade de adaptação à realidade da turma.
O projeto favoreceu aprendizagens significativas, pois conectou leitura, reflexão e produção escrita. A ambientação com o baú decorado agregou valor afetivo e motivacional, fortalecendo o vínculo dos alunos com a proposta. A prática observada também revela boa gestão de sala, organização e clareza de objetivos.
O projeto desenvolvido pela professora Cássia evidencia um trabalho consistente, criativo e alinhado às orientações pedagógicas da formação. A participação ativa dos alunos e a qualidade das produções demonstram que as estratégias utilizadas favoreceram o desenvolvimento da leitura, da escrita e da compreensão dos gêneros textuais. Parabeniza-se a professora pelo empenho, pela sensibilidade com a turma e pela capacidade de transformar teoria em prática significativa. As sugestões apresentadas têm como objetivo ampliar ainda mais o excelente trabalho já desenvolvido.
Autora: Coordenadora Patrícia, do Ciclo II
Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.