
Secretaria Municipal de Educação abre inscrições para o...
A Secretaria de Educação abre inscrições para...
Continue lendoNa EMEB Prof.ª Maria Helena da Costa e Silva, a Matemática ganhou um toque de música para facilitar a memorização da tabuada e tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente. A professora Eleni Pereira Garcia Boscardin inovou ao utilizar o rap como recurso pedagógico, promovendo uma maneira criativa e lúdica de ensinar a multiplicação aos seus alunos.
Com o objetivo principal da aula de promover o aprendizado e a memorização da tabuada de forma divertida, usando a linguagem musical (rap) como ferramenta didática o foco foi mostrar aos alunos como a tabuada, presente no nosso dia a dia, é fundamental para o raciocínio matemático e como pode ser abordada de uma maneira mais descontraída e interativa.
Nesse sentido, a aula teve início com uma breve conversa sobre a importância da tabuada no cotidiano. A professora destacou como ela facilita cálculos diários, como nas compras, no preparo de receitas ou em diversas situações práticas. Em seguida, a grande surpresa: a apresentação do “Rap da Tabuada”, uma criação da própria professora, com o intuito de tornar o conteúdo mais atrativo.
A música foi performada com uma batida envolvente e ritmo animado, incentivando os alunos a participarem ativamente. Eles foram convidados a cantar junto, marcar o compasso com palmas e até se empolgar com o ritmo da música. O engajamento foi imediato, criando uma atmosfera de entusiasmo e aprendizado.
Após a apresentação, a turma foi dividida em grupos para uma atividade criativa. Cada grupo ficou responsável por criar suas próprias estrofes de rap baseadas em diferentes tabuadas (como a do 2, do 5, do 7, entre outras). O objetivo era não apenas reforçar a memorização das multiplicações, mas também estimular a criatividade dos alunos e o trabalho em equipe.
Cada grupo teve a oportunidade de apresentar seu rap para a turma, o que gerou muita animação e interação entre os alunos. Ao final, a professora propôs um jogo de perguntas rápidas (quiz) sobre as tabuadas, onde os alunos puderam responder e reforçar ainda mais o conteúdo trabalhado de forma divertida e leve.
Trecho do Rap da Tabuada:
Eu vim aqui, pra mostrar e para falar
Que a tabuada ela acaba de chegar
Então vou falar tabuada do 2
Eu tenho 2, 4, 6
8, 10, 12
14, 16, 18 e vinteeeee….
Ao final da aula, diversos resultados positivos foram observados:
A atividade de fixação da tabuada por meio da música foi um sucesso! Ao unir a matemática com a linguagem musical, a professora Eleni conseguiu criar um ambiente de aprendizagem leve, produtivo e prazeroso. O uso do rap como recurso pedagógico não só tornou o ensino da tabuada mais dinâmico, mas também contribuiu para a inclusão de diferentes formas de aprendizagem na sala de aula. Com certeza, essa abordagem inovadora deixou os alunos mais motivados e com a tabuada mais firme na memória.
Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.