Compartilhar
Whatsapp Facebook Link X Email
Educação Escrito por: EMEB Prof.ª Maria Albertina Bannwart Berdu 19/09/2025

EMEB Professora Maria Albertina Bannwart Berdu realiza HTPC formativo com foco na Educação Antirracista

“Entre cadernos e palavras, a Dra.
Carolina Maria de Jesus nos legou o
livro como herança de luta e
pertenSimento. PertenSimento de SER
sujeitas e sujeitos de nossa História.”

Profa. Msa. Elisandra Camilo

No dia 11 de setembro de 2025, a EMEB Professora Maria Albertina Bannwart Berdu promoveu um HTPC formativo com o tema “Contribuições de Carolina Maria de Jesus para a Educação Antirracista”.

A formação contou com a presença do Prof. Me. Michael Dias, doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pesquisador do campo das relações étnico-raciais, integrante do NEABI/IFSP e membro de bancas de heteroidentificação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. O convidado trouxe reflexões sobre a vida e a obra de Carolina Maria de Jesus como fundamento para a aplicação da Lei 10.639/03 e para a construção de práticas pedagógicas antirracistas.

Durante o encontro, os estudantes do 4º ano C realizaram, junto ao Prof. Michael, uma dinâmica em formato de Roda Viva, na qual puderam levantar diversas perguntas sobre a trajetória de Carolina Maria de Jesus. O diálogo foi seguido por um momento cultural em que a turma ouviu e dançou músicas do disco produzido por Carolina, vivenciando na prática a potência artística e política da escritora.

O encontro também contou com a participação da Profa. Gestora Márcia e da Profa. Coordenadora Sandra em ambos os horários da formação, da Profa. Coordenadora Lúcia em um dos horários, e da Profa. Supervisora Pedagógica Raquel no horário do final do dia. Vale ressaltar que toda a equipe de professoras e professores da EMEB, atuando em tempo integral, contribuiu igualmente para o sucesso da formação, reforçando o compromisso coletivo com a educação antirracista.

Essa ação integra o projeto “Biblioteca Afrocentrada: dos móveis ao acervo – um diálogo possível com a comunidade”, contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC).

No dia 20 de setembro de 2025, durante a Feira Literária da Rede Municipal de Indaiatuba, será inaugurada, junto à comunidade escolar, a Biblioteca Afrocentrada, um espaço que simboliza o compromisso com uma escola inclusiva, crítica e transformadora, onde o acesso à literatura é também um exercício de pertencimento e resistência.

 

Compartilhar
Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.