Compartilhar
Whatsapp Facebook Link X Email
Educação Escrito por: EMEB Prof.ª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro 20/05/2024

EMEB “Prof.ª Sylvia Sannazzaro” participa da 22ª Semana Nacional de Museus

A convite da Secretaria Municipal da Cultura e do departamento de preservação e memória, com o acompanhamento da historiadora Thaís Svicero, os 5ºs anos A e B da EMEB “Prof.ª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro”, das professoras Débora Rufini e Joyce Angarten, participaram da 22ª Semana Nacional de Museus, que aconteceu entre os dias 13 e 19 de maio. O evento é fomentado pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. O tema da edição foi: “Museus, educação e pesquisa”. Partindo do tema, foram desenvolvidos pesquisas e debates na sala de aula, que remetem a história de Indaiatuba, a partir do seu centro histórico. Os estudantes analisaram o surgimento da cidade, a economia da época colonial, a utilização da mão-de-obra escravizada, a chegada da ferrovia e a cultura colonial, assim como, a influência de vários povos e culturas na constituição de Indaiatuba.

As turmas foram recebidas pela diretora do Museu Municipal “Antônio Reginaldo Geiss”, o antigo Casarão Pau Preto e tiveram uma visita monitorada pelas exposições, além de conhecerem mais sobre o Casarão e a técnica utilizada para a sua construção, a taipa de pilão e de mão. Após a visita, fizeram o trajeto a pé pelo centro histórico, guiados pela historiadora Thaís, passando pela Igreja Matriz, Nossa Senhora da Candelária, até o Museu Ferroviário de Indaiatuba, onde conheceram a locomotiva de D. Pedro II, além da história da ferrovia em nossa cidade, através da monitoria e das exposições.

Foi um momento muito importante para a aprendizagem dos estudantes, para que se entendam como sujeitos históricos e, assim, contribuam com a sociedade, além de perceberem que o conhecimento pode ocorrer em locais formais e não formais de aprendizagem.

Compartilhar
Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.