
Educação inicia Jogos Escolares 2025 com alunos da...
Nesta sexta-feira (01/8) será a abertura com...
Continue lendoO tema da formação é “A Arte de Encantar, contar e mediar histórias para as infâncias”
A Secretaria de Educação promoveu nesta quinta-feira (24/7), uma formação para Auxiliares de Desenvolvimento Educacional (ADE) da Rede Municipal de Ensino, no Auditório da Prefeitura de Indaiatuba.
Com o tema “A Arte de Encantar, contar e mediar histórias para as infâncias”, a formação foi conduzida pelo escritor e professor Filipe Macedo, o “Passarinho”, que apresenta aos participantes algumas reflexões e ferramentas desenvolvidas para esta formação. Neste processo de aprendizagem, ele pauta sugestões que podem ser aplicadas no cotidiano em sala de aula para promover a inclusão dos alunos e a conscientização de todos sobre a diversidade. Ele não aborda apenas um tipo de deficiência ou condição, mas, sim, de maneira acolhedora, lúdica e diversa, ensina aproximar as crianças com e sem deficiência da arte narrativa e da literatura infantil.
Participaram da formação mais de 500 ADE’s, divididos em dois períodos, manhã e tarde.
“É fundamental que nossos educadores estejam preparados para aproximar todas as crianças, com e sem deficiência, da literatura infantil. Isso constrói pontes, promove o respeito e enriquece o desenvolvimento de cada aluno. A nossa administração irá investir na capacitação de quem está na linha de frente da educação, isso significa investir diretamente no futuro das nossas crianças e na construção de uma Indaiatuba cada vez mais inclusiva e humana, “ destaca o prefeito Dr Custódio Tavares (MDB).
Filipe Macedo, o “Passarinho”, é especialista na arte de contar histórias pela Casa Tombada de São Paulo, também estudou Produção Audiovisual e Artes Dramáticas e adora se comunicar com as mãos por meio das Libras (Língua Brasileira de Sinais).
O Secretário Municipal de Educação, Professor Eddye Rafaeta, ressaltou a importância da formação: “A contação de histórias é uma poderosa ferramenta pedagógica. Ela não apenas encanta, mas também estimula a imaginação, a criatividade, o desenvolvimento da linguagem e o gosto pela leitura desde a primeira infância. Capacitar nossos Auxiliares de Desenvolvimento Educacional e Monitores de Creches nessa técnica significa investir diretamente na qualidade da educação e no desenvolvimento integral de nossas crianças. Estamos muito felizes em proporcionar essa oportunidade de aprimoramento profissional.”
Redator(es): Geórgia Dal Ri e Couto
Fotos : Leonardo Cruz
Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.