
Atividade Cultural no Museu da Língua Portuguesa e...
Os funcionários da Prefeitura Municipal de Educação...
Continue lendoA valorização da diversidade cultural é um dos pilares para a construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva. Nesse contexto, a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), determina a obrigatoriedade do ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” em todas as etapas da educação básica, incluindo a educação infantil. Mas trabalhar a cultura indígena na primeira infância é mais do que cumprir uma exigência legal — é uma oportunidade de formar cidadãos conscientes, empáticos e críticos desde os seus primeiros anos. Por meio de atividades lúdicas, contação de histórias, músicas, brincadeiras tradicionais, arte e contato com a oralidade dos povos originários, as crianças aprendem a reconhecer e valorizar as múltiplas identidades que compõem o Brasil.
A abordagem da temática indígena deve ir além de datas comemorativas e, nesse sentido, a Creche “Prof.ª Maria das Dores Tasca Mendes” desenvolve atividades de forma contínua, transversal e baseada em materiais pedagógicos que representem com fidelidade e respeito a diversidade dos povos indígenas. O foco deve ser o protagonismo dessas culturas, destacando suas contribuições para a sociedade brasileira e desconstruindo estereótipos ainda presentes no imaginário coletivo.
Implementar essa prática desde a primeira infância contribui para o desenvolvimento de uma educação antirracista e para a construção de uma base sólida de valores como o respeito, a solidariedade e o reconhecimento das diferenças. Além disso, cumpre um papel fundamental na valorização.
Release : Lucelaine Borges Zampolin
Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.