Compartilhar
Whatsapp Facebook Link X Email
Notícia Escrito por: Secretaria Municipal de Educação 04/07/2025

Avaliar para avançar: Rede Municipal conclui mais uma etapa do monitoramento da aprendizagem

A 2ª AVALIAÇÃO PERIÓDICA MARCA O MEIO DO ANO LETIVO COM REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E CONTRIBUI PARA A DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE

Com o semestre letivo se aproximando do fim, a Rede Municipal realizou, nos dias 2 e 3 de julho, a aplicação da 2ª Avaliação Periódica de 2025, um momento significativo para analisar o percurso de aprendizagem dos estudantes ao longo dos primeiros meses do ano.

Aplicada nas unidades do Ensino Fundamental com o apoio das equipes gestoras e docentes, a avaliação tem como principal objetivo acompanhar o desenvolvimento dos alunos e subsidiar práticas pedagógicas mais eficazes.

Esta é a segunda etapa de um ciclo avaliativo previsto para o ano letivo e, agora, com meio ano de aprendizagem já percorrido, ela oferece um panorama mais consolidado das habilidades desenvolvidas, bem como das lacunas que poderão ser trabalhadas no segundo semestre.

Organização e engajamento escolar

Durante os dias de aplicação, as 28 escolas do Ensino Fundamental se organizaram para garantir um ambiente tranquilo e acolhedor aos alunos. Na EMEB “Prof.ª Maria José Ambiel Marachini”, a equipe gestora preparou uma recepção carinhosa para acolher e incentivar os estudantes, evidenciando o engajamento destacado pela professora gestora Maria Helena Soares da Silva: “Nos organizamos no HTPC, com formações sobre os procedimentos, organização das turmas, envio de comunicados às famílias e orientações aos alunos sobre a importância da presença nas avaliações.”

A avaliação como ferramenta pedagógica

Para os professores, o processo tem sido cada vez mais compreendido como um instrumento de apoio à prática docente, não apenas como verificação de resultados.

“A avaliação periódica é um forte indicador em relação a aprendizagem dos alunos e também para o meu trabalho docente.”, relata Lucilene Aparecida da Rosa Freitas, professora do 3º ano C.

Na percepção da professora Ionei Lima Rodrigues, do 5º ano B, a avaliação é fundamental para identificar as dificuldades dos alunos e traçar estratégias eficazes para superá-las.

Próximos passos

Os dados da 2ª Avaliação Periódica serão sistematizados pelo Setor de Avaliação, que elaborará relatórios técnicos com o objetivo de subsidiar ações de formação e intervenção pedagógica ao longo do segundo semestre.

Com esse movimento, a Rede Municipal de Ensino reafirma seu empenho em construir práticas cada vez mais intencionais, integrando avaliação e ensino em favor da aprendizagem de todos os alunos.

Texto: Núcleo Avaliação Educacional
Fotos: Leonardo Augusto Cruz

Compartilhar
Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.