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Notícia Escrito por: Secretaria Municipal de Educação 09/06/2025

Aula de robótica transforma pontos turísticos de Indaiatuba em protótipos com criatividade e tecnologia

Atividade conecta robótica educacional e patrimônio local por meio da construção de protótipos criativos.

Estudantes da EMEB Dom Ildefonso Stehle viveram uma experiência inovadora nas aulas de robótica educacional: transformar pontos turísticos de Indaiatuba/SP em protótipos criativos e, em alguns casos, automatizados. A proposta surgiu a partir de uma aula desafio do programa SIMROBÓTICA®, que incentivava a construção de representações com base no patrimônio local.

A professora Flávia Hebling conta que aproveitou a atividade para valorizar os conhecimentos prévios das crianças, relembrando com elas alguns dos espaços mais simbólicos da cidade por meio de vídeos e conversas em sala. “A própria escola já proporcionou visitas a alguns desses espaços. As crianças se sentiram mais aptas a criar, pois tiveram a oportunidade de visitar e usufruir dos pontos turísticos de Indaiatuba”, destaca.

Entre os destaques, estão os protótipos da Igreja Candelária e do Parque da Criança, que receberam automações de LED, mostrando como tecnologia e imaginação caminham juntas na construção do conhecimento.

Além do aprendizado técnico e do desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora, a atividade também fortaleceu o vínculo dos estudantes com sua cidade e com a própria escola. “Foi um momento de muito trabalho em equipe e mobilização de saberes previamente adquiridos, que resultou em algo maior e significativo para as crianças – e também para mim, enquanto professora”, completa Flávia.

Pontos turísticos representados no desafio:

  • Igreja Nossa Senhora da Candelária
  • Letreiro “Eu Amo Indaiatuba”
  • Museu Ferroviário – Estação Ferroviária de Indaiatuba
  • Museu Municipal Antônio Reginaldo Geiss – Casarão Pau Preto
  • Parque da Criança
  • Parque Ecológico de Indaiatuba
  • Quadra de basquete e pista de skate do Parque Ecológico

A atividade faz parte do programa de robótica educacional implementado pela Secretaria Municipal de Educação em 28 escolas municipais. A aula desafio reforça como a educação tecnológica pode ir muito além dos componentes eletrônicos, tornando-se uma ponte entre a escola, a cidade e as vivências de cada estudante.

✅ Desafios Pontos Turísticos

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