
EMEB Profa. Renata Guimarães Brandão Anadão recebe visita...
Encontro promove troca de experiências e fortalece...
Continue lendoEstudantes da EMEB Dom Ildefonso Stehle viveram uma experiência inovadora nas aulas de robótica educacional: transformar pontos turísticos de Indaiatuba/SP em protótipos criativos e, em alguns casos, automatizados. A proposta surgiu a partir de uma aula desafio do programa SIMROBÓTICA®, que incentivava a construção de representações com base no patrimônio local.
A professora Flávia Hebling conta que aproveitou a atividade para valorizar os conhecimentos prévios das crianças, relembrando com elas alguns dos espaços mais simbólicos da cidade por meio de vídeos e conversas em sala. “A própria escola já proporcionou visitas a alguns desses espaços. As crianças se sentiram mais aptas a criar, pois tiveram a oportunidade de visitar e usufruir dos pontos turísticos de Indaiatuba”, destaca.
Entre os destaques, estão os protótipos da Igreja Candelária e do Parque da Criança, que receberam automações de LED, mostrando como tecnologia e imaginação caminham juntas na construção do conhecimento.
Além do aprendizado técnico e do desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora, a atividade também fortaleceu o vínculo dos estudantes com sua cidade e com a própria escola. “Foi um momento de muito trabalho em equipe e mobilização de saberes previamente adquiridos, que resultou em algo maior e significativo para as crianças – e também para mim, enquanto professora”, completa Flávia.
Pontos turísticos representados no desafio:
A atividade faz parte do programa de robótica educacional implementado pela Secretaria Municipal de Educação em 28 escolas municipais. A aula desafio reforça como a educação tecnológica pode ir muito além dos componentes eletrônicos, tornando-se uma ponte entre a escola, a cidade e as vivências de cada estudante.
Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.