Compartilhar
Whatsapp Facebook Link X Email
Notícia Escrito por: Secretaria Municipal de Educação 10/11/2025

Atividade Cultural de outubro – Museu Afro Brasil

A Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba realizou no dia 25 de outubro de 2025 uma atividade cultural à cidade de São Paulo, levando os servidores para um dia de imersão artística e histórica no Parque Ibirapuera. A iniciativa teve como objetivo ampliar os horizontes culturais propiciando vivências em importantes centros de difusão do conhecimento.

O roteiro, centrado no complexo do Ibirapuera, incluiu três destinos: o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, a 36ª Bienal de São Paulo e as áreas de convivência e lazer do próprio parque.

O primeiro destaque foi a visita monitorada ao Museu Afro Brasil, localizado dentro do Parque Ibirapuera. A instituição, dedicada à pesquisa, conservação e exposição do patrimônio cultural afro-brasileiro, proporcionou uma profunda reflexão sobre a formação da identidade nacional.

Seguindo a imersão cultural, o grupo visitou a 36ª Bienal de São Paulo, atualmente em cartaz com o tema “Nem todo viandante anda estradas”. A exposição, ofereceu aos participantes um panorama diversificado da arte contemporânea global, explorando as obras e as provocações artísticas da mostra.

Além das visitas institucionais, a atividade cultural incluiu a apreciação do Parque Ibirapuera, um dos principais locais verdes e culturais da capital. Os participantes puderam usufruir das áreas de lazer, compreendendo a importância do espaço público como local de encontro, bem-estar e cultura.

A Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba reforça seu compromisso em proporcionar experiências educativas enriquecedoras, que ultrapassam os muros da vida profissional e propicia aos cidadãos uma compreensão mais ampla e crítica do mundo.

Depoimentos dos participantes:
“Visitar o Museu Afro Brasil é mergulhar numa trajetória pouco visível na cultura africana e de como ela moldou o Brasil em múltiplas dimensões- artísticas, cultural, religiosa, social. O Museu propicia reflexão e sensibilização sobre a presença negra no Brasil. O parque ainda oferece contato com a arte, contatos com a natureza, passeios de bike com amigos e familiares. Bom de demais…” (Marcia Mariana Fonseca)

“Foi uma experiência maravilhosa. A primeira de muitas com certeza! Muitas reflexões e aprendizado. Gratidão, … foi conversando na nossa formação, que despertou em mim o desejo de participar da visita cultural. E foi melhor do que eu esperava.” (Maria do Carmo Aparecida Almeida Lameu)

“Foi incrível viver essa experiência hoje, podendo ver o resgate da cultura afro-brasileira, e saber que a história que antes foi totalmente apagada, continua viva nesta exposição.” (Ana Carolina Dias Manoel)

 

Compartilhar
Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.