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Notícia Escrito por: Secretaria Municipal de Educação 09/09/2025

Alunos participam de palestra sobre atuação e dublagem em aula de robótica educacional

Atividade integrou o projeto interdisciplinar ‘Profissões’ nas aulas de robótica educacional da EMEB Antonio Luiz Balaminuti.

Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da EMEB Antonio Luiz Balaminuti, em Indaiatuba/SP, participaram de uma palestra sobre o universo das profissões e receberam a pedagoga Vanessa Martins, que também atua como orientadora educacional do programa de Robótica Educacional do município, para contar sua experiência como atriz e dubladora. O encontro integrou o projeto interdisciplinar “Profissões”, conduzido pela professora Gabriela Moreira nas aulas de robótica.

Assim como ocorreu recentemente com a visita do Corpo de Bombeiros à unidade, motivada pelo interesse dos alunos durante a construção e programação de um caminhão de bombeiros, a atividade reforça a proposta do projeto de aproximar teoria e prática, permitindo que os estudantes conheçam diferentes profissões de forma interativa e contextualizada.

A ação surgiu a partir do interesse dos estudantes, despertado durante o “Desafio Profissões”, atividade na qual as equipes escolhem uma ocupação para representar, considerando o uso de tecnologias no exercício da função. “Eles ficaram muito curiosos sobre como é atuar e dublar. Essa inquietação partiu deles mesmos, nas aulas”, relata Vanessa.

Na palestra, a orientadora apresentou as principais características das carreiras de atriz e dubladora, abordando aspectos da interpretação, da dublagem e das oportunidades de inserção no mercado artístico. Os alunos também compartilharam experiências criativas: uma das equipes chegou a montar um teatro com atores e plateia, simulando um espetáculo.

“Ao realizar a palestra no Desafio Profissões, compartilhando minha trajetória e experiências sobre como é ser atriz e dubladora, pude perceber o quanto os estudantes demonstraram curiosidade e interesse em conhecer mais sobre essas áreas artísticas”, comentou.

Para relacionar o tema ao universo da robótica, Vanessa observou que o protótipo “Robô Percussionista”, disponível para o 5º ano, pode dialogar com as artes, assim como o protótipo “Bailarina”, do 4º ano.

Segundo Vanessa, o encontro foi “uma oportunidade enriquecedora não apenas para apresentar a realidade do ofício artístico, mas também para mostrar que as profissões, sejam tecnológicas ou artísticas, se complementam e dialogam entre si, ampliando as possibilidades de escolha e de construção de projetos de vida”, completou.

Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fundamentado na abordagem STEAM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em inglês), o programa SIMROBÓTICA® integra a tecnologia ao currículo de forma interdisciplinar. A proposta se inspira também na Cultura Maker, valorizando o fazer como parte essencial do saber. Isso permite que os estudantes aprendam de maneira ativa, conectando a tecnologia às demais áreas do conhecimento e ao seu cotidiano.

As aulas proporcionam uma experiência educativa completa que une inovação, protagonismo e propósito pedagógico. Cada protótipo construído é um símbolo do potencial criativo dos estudantes e da transformação da sala de aula em um ambiente de aprendizagem estimulante.

 

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