
Atividade Cultural no Museu da Língua Portuguesa e...
Os funcionários da Prefeitura Municipal de Educação...
Continue lendoNo mês de março, a Prof.ª Vanessa Nappo de Oliveira, professora de Educação Física da EMEB Profa. Maria Helena da Costa e Silva, conduziu um HTPC com os profissionais da escola, abordando a importância de movimentar o corpo e a reflexão sobre a memória corporal. Durante a reunião, foram discutidos como os movimentos realizados na infância impactam positivamente a saúde física e emocional ao longo da vida. A professora destacou a necessidade de resgatar os hábitos de movimento espontâneo e a prática de atividades físicas, enfatizando que, apesar das mudanças ao longo dos anos, tudo o que vivenciamos na infância permanece conosco, influenciando nossa qualidade de vida na fase adulta.
As brincadeiras e atividades físicas faziam parte do nosso cotidiano de forma natural. Corríamos, pulávamos, jogávamos bola, andávamos de bicicleta. Isso parecia acontecer quase sem esforço, de maneira espontânea e divertida.
Hoje, na correria do dia a dia, parece que o movimento se tornou algo mais difícil de incorporar à rotina. Muitas vezes, o cansaço, a falta de tempo ou a busca por outras prioridades nos fazem deixar o corpo de lado. No entanto, é importante lembrar que, mesmo que não nos movimentemos tanto quanto antes, tudo o que fizemos na infância ficou gravado em nossa memória corporal.
Por isso, nunca é tarde para resgatar o movimento em nossas vidas. Seja por meio de uma caminhada, uma aula de dança, um esporte ou até mesmo aquelas brincadeiras de infância, o importante é lembrar que nosso corpo foi feito para se mover.
Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.