
Prefeitura contrata fiscais para aplicação de Avaliação do...
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da...
Continue lendoCuidar de algo ou de alguém possibilita a vivência de valores importantíssimos para a formação da personalidade. Pensando nisso, as professoras dos 3º anos da EMEB “Prof. Maria Benedicta Guimarães” estão desenvolvendo um projeto especial com o objetivo de estimular os alunos pelo gosto da leitura e escrita, com a participação da família. O projeto recebeu o nome de “Mascote – Me Leve Para Casa” e cada professor levou a proposta para a sua turma.
Nesse relato vamos trazer como foi o desenvolvimento na sala da professora Edneia Souza Freire de Almeida do 3º ano: A.
Nesse projeto as crianças têm a oportunidade de desenvolver-se ao acolher e cuidar do mascote que levam para casa (bicho de pelúcia), além de fortalecer os vínculos afetivos e a percepção de que são capazes de executar muitas tarefas, além do desenvolvimento da autoestima.
Primeiramente foi apresentado a mascote (bicho de pelúcia) para a turma e explicado que ele seria um companheiro especial nas atividades de leitura e escrita. Para que todos se sentissem ainda mais próximos dele, foi proposto que a própria turma escolhesse o nome que a mascote passaria a ter.
Cada aluno pôde sugerir um nome. Depois, a professora organizou uma votação, em que todos participaram. Foi um momento de expectativa, alegria e cooperação, pois os estudantes aprenderam que a escolha coletiva é importante e que a opinião de cada um deve ser respeitada.
Ao final da votação, o nome mais escolhido foi anunciado e a mascote ganhou oficialmente sua identidade. A turma comemorou, sentindo que o THEO agora fazia realmente parte da sala de aula.
Cada semana um aluno leva para casa uma sacola com a mascote e um caderno de registros. Durante o período em que estiver em casa, a mascote participará da rotina familiar e será inspiração para novas produções de texto.
O aluno junto com a família, terá a missão de registrar no caderno como foi a visita da mascote durante a semana, o que aconteceu, o que fizeram, do que participou ou se foram passear, enfim contar toda a experiência. Além do relato o aluno pode fazer um desenho ou colar uma foto.
No retorno à escola, o aluno compartilha com a turma a experiência vivida, incentivando todos a fazer o mesmo, imaginando novas aventuras e desenvolvendo ainda mais o gosto pela escrita.
Esse projeto fortalece o vínculo entre escola e família, tornando o aprendizado mais efetivo, prazeroso e cheio de significado.
Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.