
Declaração de Matrícula é disponibilizada no aplicativo Minha...
A Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba,...
Continue lendoAs escolas da Rede Municipal de Indaiatuba/SP realizaram a Feira de Ciências em que os alunos apresentaram diversos trabalhos. Na EMEB Prof.ª Maria Albertina Bannwart Berdu, os professores estimularam a criação de protótipos nunca feitos em aula. “Todas as turmas que têm aula de robótica participaram, cada turma fazendo o seu protótipo e apresentando no dia”, conta Fernanda Castedo, professora de tecnologia. “Os familiares ficaram até emocionados de ver a participação das crianças e o desenvolvimento deles com as aulas de robótica”, comenta.
Para a professora Roseli Rodrigues, que trabalhou em parceria com a Fernanda, trabalhar a robótica com temas já abordados em aula fortalece a aprendizagem e melhora a assimilação com o conteúdo. “É bom, sempre que possível, trabalhar os conteúdos próximos do que se vê em sala, tem que ter essa interdisciplinaridade”, afirma.
O engajamento dos alunos contagiou os familiares, muitos dos quais se emocionaram ao assistir às apresentações e perceberem a evolução dos alunos. “A robótica tem trazido uma, como pode dizer, uma aprendizagem muito boa, ele evoluiu muito”, conta Estela Duarte, mãe do Gabriel, do 4º ano. “Foi um ano que ele demonstrou tudo que ele sabe”, finaliza a mãe, emocionada e com orgulho do filho. Esse reconhecimento é fundamental para fortalecer o interesse das crianças pela ciência e tecnologia, demonstrando o impacto positivo das aulas de robótica na educação.
A Feira de Ciências é uma oportunidade para os estudantes colocaren em prática os conceitos aprendidos em sala de aula e, com a robótica educacional, é possível conectar diferentes disciplinas por meio da tecnologia, do planejamento, da colaboração e da criatividade. Os estudantes crianças se envolvem ativamente no processo de construção do conhecimento, tornando a aprendizagem mais significativa e duradoura.
Na EMEB Prof. João Marinho Filho, a robótica também esteve presente na Feira de Ciências, com destaque para o projeto “Cidade Sustentável”, desenvolvido em parceria com o Projeto Educa Água. As turmas do 3º ao 5º ano montaram e programaram diversos protótipos relacionados à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente, conectando diferentes áreas do conhecimento por meio dos conceitos STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Entre os protótipos desenvolvidos para a “Cidade Sustentável” estavam:
“A robótica nos permitiu ir além do conteúdo. As crianças criaram soluções reais para problemas ambientais e aprenderam, na prática, a importância do trabalho em equipe e da persistência diante dos desafios”, explica a professora Cristina Schmidt. Com uma maquete construída ao longo das aulas, os estudantes simularam uma cidade completa, onde os robôs cumpriam funções essenciais dentro do conceito de sustentabilidade.
Construir e testar protótipos exige que os alunos pensem estrategicamente, identifiquem desafios e proponham soluções criativas, habilidades indispensáveis para a vida acadêmica e profissional.
Todas as turmas que participam das aulas de robótica apresentaram seus projetos com entusiasmo. A diversidade dos protótipos mostrou a capacidade dos alunos de aplicar conceitos tecnológicos e científicos de forma prática. A colaboração entre professores e a troca de conhecimentos tornaram o processo ainda mais enriquecedor.
Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.