1° ao 5° Ano
Acessibilidade
Conheça a história do Patrono da EMEB Prof. João Baptista de Macedo
João Baptista de Macedo nasceu na cidade de Itatiba, estado de São Paulo, aos 05 de Julho de 1924. Filho de Júlio Soares Macedo e de Maria da Silva Soares Macedo mudou-se para Indaiatuba no ano de 1958, onde morou até seu falecimento em 11 de abril de 2008. Casou-se com a também professora e diretora de escola Marina Dias de Carvalho Macedo, com quem teve três filhos: Heloísa de Carvalho Macedo, Marília de Carvalho Macedo Guaraldo e Fábio de Carvalho Macedo.
Formou-se em História e Geografia pela Universidade de São Paulo no ano de 1951. Exerceu o cargo de professor de História na Escola de Comércio de Indaiatuba, foi professor efetivo de história na E.E. “Dom José de Camargo Barros” e diretor das Escolas Estaduais “Prof. Hélio Cerqueira Leite” e “Dom José de Camargo Barros”. Trabalhava em prol das escolas em que atuou, angariando fundos junto às empresas da cidade.
Suas grandes paixões eram: o piano, que estudou durante muitos anos; colecionar selos, ler e ouvir música clássica. Além dessas, após sua aposentadoria, dedicou-se integralmente aos 4 netos: Aurélio Macedo Debiazzi, Adriano Macedo Debiazzi, Marina Macedo Debiazzi e Pedro Ivo de Souza Macedo.
João Baptista de Macedo foi um grande escritor também onde, escreveu os livros: “Itatiba anos 30” no ano de 1990 e “Testamento… em Prosa e Verso”, no ano de 1992. A biblioteca da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – FIEC recebeu seu nome, assim como o laboratório da E.E. “Dom José de Camargo Barros”.
Suas aulas muito contribuíram para uma formação sólida dos cidadãos indaiatubanos e, graças à sua dedicação profissional, hoje é reconhecido pelos ex-alunos, que exercem profissões de destaque na cidade.
Histórico da EMEB “Prof. João Baptista de Macedo”
A EMEB Prof. João Baptista de Macedo foi construída no ano de 2009, durante a gestão administrativa do Prefeito Municipal de Indaiatuba, Sr. Reinaldo Nogueira Lopes Cruz para atender a grande demanda de Ensino Fundamental existente na região.
No ano de 2010, o ano letivo iniciou-se com 12 salas de aula, sob a administração da Coordenadora Responsável Gloria Neli Cantelli de Almeida e da Coordenação Pedagógica Elaine Cristina Excel.
Em 2011, foram efetuadas algumas alterações no prédio escolar, como a conclusão da obra do estacionamento e da quadra poliesportiva. Neste mesmo ano foram recebidos 35 microcomputadores onde houve implantação de fibra óptica para a conexão com a Internet, possibilitando o uso efetivo do Laboratório de Informática.
Para ampliar a eficácia da aprendizagem foram realizadas obras na parte elétrica para a instalação das Mesas Educacionais, implantação de uma sala com TV Digital e consequente capacitação do corpo docente para o uso da mesma.
No mesmo ano, atendendo ao disposto do Art. 15, Seção II, do Capítulo V do Estatuto do Magistério Público do Município de Indaiatuba, que regulamenta o provimento e desenvolvimento na carreira docente e dispõe em seu nono artigo que, no caso de afastamento do Professor Gestor por período superior a 15 (quinze) dias, será convocado o candidato subsequente ao último classificado e designado para desempenhar a respectiva função. Sendo assim houve substituição do Professor Gestor no período compreendido entre 03/2011 e 09/2011, sendo que o profissional que assumiu a gestão da escola nesse período foi a Professora Gestora Andréa Aparecida Lopes.
Em 2012 implantou-se na escola a Sala de Recursos, que possibilita atendimento diferenciado para crianças com necessidades educacionais especiais tanto no período da manhã quanto da tarde. Nesse ano também com consentimento do Conselho de Escola passamos a ceder no período noturno a quadra poliesportiva da U.E para as atividades desenvolvidas pelo Projeto Educando para a Vida que tem por objetivo ocupar o tempo ocioso de crianças e jovens, fazendo um trabalho de prevenção às drogas.
Atualmente a unidade é atendida pela professora gestora Viviane Mara Constantino Barbosa e os professores coordenadores Denise Frias de Lima da Silva e Evandro Marcos Pagani.