Compartilhar
Whatsapp Facebook Link X Email
Notícia Escrito por: Secretaria Municipal de Educação 17/10/2025

3º Torneio de Robótica Educacional de Indaiatuba estimula alunos a pensar sobre mobilidade urbana e acessibilidade

Mais de 100 mil pessoas interagiram com votação online para premiar a equipe mais engajada. Cerca 2000 pessoas participaram do evento presencial

 

O 3º Torneio de Robótica da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba reuniu equipes de alunos de 28 unidades escolares que têm o programa de robótica educacional.  O evento foi realizado no sábado, dia 11 de outubro, no Espaço Viber.

Com a temática “Mobilidade Urbana e Acessibilidade”, o torneio desenvolveu o trabalho em equipe e a colaboração para realizar desafios e apresentar ideias inovadoras relacionadas ao tema para melhorar as cidades por meio da tecnologia.

Durante a abertura do torneio, o prefeito de Indaiatuba, Dr. Custódio Tavares destacou a importância da integração entre secretarias e o papel da tecnologia na formação dos estudantes. “Este torneio é um exemplo de cooperação entre diferentes áreas do nosso município. Educação, Saúde, Esporte e Fundo de Solidariedade se uniram para transformar ações em resultados reais. A robótica vai além da competição — ela estimula o trabalho em equipe, a criatividade e a inovação dos nossos alunos. Neste ano, o tema de mobilidade urbana aproxima os estudantes de desafios reais que fazem parte do desenvolvimento das grandes cidades. Estamos investindo em tecnologia e preparando cidadãos transformadores para o futuro”, falou o prefeito Dr. Custódio Tavares. “Nós estamos trabalhando muito nesse tema, em breve eu vou trazer novidades para vocês, novidades consistentes, novidades que vão fazer a diferença na vida das pessoas aqui”, ressaltou.

O secretário de Educação, Edivilson Cardoso Rafaeta, reforçou a importância da união de diferentes atores para transformar a educação. “Este torneio é um presente do nosso prefeito e da Secretaria de Educação para nossas crianças e famílias. É resultado do trabalho de centenas de pessoas comprometidas em transformar a educação e investir em tecnologia para construir um futuro melhor. Agradeço aos professores, equipes escolares, vereadores, secretários e parceiros por fazerem parte desse grande time que cuida do que temos de mais precioso: nossas crianças.”, comentou o secretário.

A terceira edição do torneio reforça a importância da tecnologia na vida dos estudantes e a aplicação do programa SIMROBÓTICA® na grade curricular do município. “Este evento representa muito mais do que uma apresentação: é o resultado de dedicação, criatividade e do compromisso com a transformação da escola por meio das tecnologias educacionais. Tenho certeza de que todos sairão daqui inspirados, encantados e com ainda mais vontade de aprender e transformar o mundo. Nosso futuro começa aqui, e ele será grandioso.”, comentou Ivan Ipólyto, CEO da SIM Inova®, empresa executora do evento.

 

Mobilidade Urbana e Acessibilidade

A temática desta edição buscou estimular os alunos a refletirem sobre como a tecnologia, especialmente a robótica educacional, poderia contribuir para tornar as cidades mais acessíveis, inclusivas e com sistemas de mobilidade mais eficientes. A ideia foi que as equipes identificassem problemas reais ligados à mobilidade urbana e propusessem soluções inovadoras. Os alunos uniram criatividade, programação, automação e empatia, sempre com foco na inclusão social, na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos.

As equipes ganhadoras foram:

Desafio de Mesa:

  • 1º Lugar: Morumbótica – Escola “Renata Guimarães Brandão Anadão”
  • 2º Lugar: Elizabots – Escola “Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”
  • 3º Lugar: Roboticsteffen – Escola “Yolanda Steffen”

Projetos de Pesquisa:

  • Prêmio Descobrir: Ciborg – Escola “Dom Ildefonso Stehle”
  • Prêmio Criar: Zezétron – “Maria José Ambiel Maranchini”
  • Prêmio Multiplicar: Fahlbots – Escola “Laura Fahl Corrêa”

Categorias Especiais:

  • Prêmio Cooperação: Technowizards Sm – Escola “Sérgio Mário de Almeida”
  • Prêmio Solidariedade: Robojão – Escola “João Marinho Filho”
  • Prêmio Engajamento: Construtores do Futuro – Escola “Maria Helena da Costa e Silva”

No Ranking Prêmio Engajados, votação pela internet foram computados mais de 111 mil votos entre todas as escolas, ficando em primeiro lugar a equipe Construtores do Futuro com 20.031 votos. Durante o torneio, foram arrecadados quase 26 mil itens de higiene e limpeza, que foram destinados ao Fundo Social de Solidariedade. A equipe Robojão ganhou com 46.460 pontos. Cada item valia 10 pontos.  A solidariedade superou a edição anterior, que arrecadou 10.210 itens.

 

Secretaria Municipal de Educação

 

 

 

Compartilhar
Seta detalhe

Acesso Rápido

Acesse rapidamente todos os conteúdos e recursos que oferecemos para alunos, pais e professores.