ACOLHIMENTO E ORIENTAÇÕES

Em 30.09.2021 |

Orientações às famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba

Somos psicólogas escolares da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba e fazemos parte da equipe técnica no NIAPE - Núcleo Integrado de Apoio Pedagógico Especializado.

Realizamos o trabalho de apoio às Unidades Escolares na modalidade de Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ano ao 5º ano), com o objetivo principal de favorecer um ambiente facilitador para a aprendizagem e de relações positivas para todos que fazem parte da comunidade escolar (equipe escolar, famílias e alunos).
Frente à realidade atual, devido ao necessário afastamento social decorrente da pandemia da COVID-19, gostaríamos de ofertar a nossa ajuda através dos meios de comunicação possíveis, com o uso dos conhecimentos e técnicas da Psicologia para auxílio no enfrentamento deste período.

Como ofereceremos esta ajuda?

• Retomaremos o acompanhamento dos alunos e suas famílias já atendidos anteriormente, além de disponibilizar e estender este apoio às famílias dos alunos que estão encontrando dificuldades neste período de afastamento social e mudanças na rotina.
  • Este acompanhamento ocorrerá de forma remota, respeitando as orientações do Ministério da Saúde.

Questões importantes a serem observadas

• Está se sentindo ansioso, amedrontado ou preocupado a ponto de prejudicar suas atividades de rotina?
  • Os problemas familiares aumentaram neste período? (financeiros, relacionamento conjugal, relacionamento com as crianças, ou dificuldades de relacionamento entre elas).
  • Há ocorrência de problemas familiares graves? (uso abusivo de álcool e drogas e violência doméstica)
  • Identifica entre os familiares pessoas com pensamentos de morte e ou risco de suicídio?
  • Observa mudanças preocupantes no comportamento da(s) criança(s)? (medos, irritabilidade, apatia, agressividade, choro com facilidade, maior dependência).
  • Com relação à saúde e desenvolvimento da(s) criança(s), observa alterações importantes? (apetite, sono, redução de energia ou agitação).
  • Está com dificuldades para auxiliar a(s) criança(s) nas lições da escola?
  • A(s) criança(s) tem se mostrado desmotivada(s) e ou sem concentração para as atividades escolares?

Como a Psicologia pode ajudar?

Se você identificou alguma(s) desta(s) questões presentes, estaremos disponíveis por meio do link abaixo:

CLIQUE AQUI PARA SOLICITAR AJUDA

Após o envio da solicitação, é só aguardar que entraremos em contato por telefone.

Materiais de Apoio às famílias

Clique em cada item de interesse para abrir o respectivo material

Psicólogas

• Bruna Vieira Von Zuben - CRP: 06/125829