Atividade Cultural: "Visita ao Museu das Favelas e Pinacoteca"

Em 24.04.2024 |

No dia 20/04/2024 o Núcleo de Formação Continuada realizou mais uma atividade cultural para conhecer o "Museu das Favelas e a Pinacoteca" que são duas instituições culturais distintas, mas ambas desempenham papéis importantes na preservação e promoção da arte e da cultura.

O Museu das Favelas geralmente se concentra em documentar e preservar a história, a cultura e as contribuições das comunidades de favelas. Destacando as narrativas e as expressões artísticas dessas comunidades, oferecendo um espaço para que suas vozes sejam ouvidas e suas histórias sejam contadas.

Já a Pinacoteca é uma instituição mais tradicional, focada principalmente em arte visual. Geralmente abriga coleções de pinturas, esculturas, fotografias e outras formas de arte, muitas vezes de artistas renomados nacional e internacionalmente. A Pinacoteca pode oferecer exposições temporárias e permanentes, além de programas educacionais e eventos culturais para o público.

Leia agora alguns depoimentos dos participantes.

Um passeio maravilhoso!!! Com a oportunidade de apreciarmos obras maravilhosas, aprimorarmos nossos conhecimentos e interagir com colegas de trabalho!!!! Que possamos ter mais oportunidades como a de hoje!!!! Obrigada e parabéns pela iniciativa (Lívia Gonçalves)

O passeio foi como sempre, maravilhoso!  Os locais que fomos hoje, acrescentou muito para o meu conhecimento. Vocês são super atenciosos e gosto muito destes passeios feitos pela prefeitura. Espero poder ir mais vezes.

Gratidão por hoje! (Patricia Figueiredo dos Santos)

A visita ao museu da favela foi uma experiência inspiradora e impactante, a forma como a história e a cultura das comunidades foram apresentadas de maneira autêntica é sensacional.

Fiquei encantada ao ver como a arte e a dança são usadas para expressar pensamentos e histórias, um lugar rico de aprendizado e lições que levarei para a vida.

E a visita a Pinacoteca foi um verdadeiro tesouro da arte ofereceu uma fascinante viagem pela história da arte brasileira. Exposições com formas, estilos e temas mostram a riqueza da arte nacional. Além disso a arquitetura impressionante dos prédios complementa perfeitamente a experiência, tornando a visita uma imersão completa na beleza e na cultura do Brasil. (Juliana Munhoz Ferreira)

Agradeço pela oportunidade de estar fazendo esse passeio pela primeira vez. Uma experiência incrível! O moço que acompanhou meu grupo no Museu da favela, muito educado nos deixando a vontade na dinâmica da dança, sendo claro na sua fala, quanto conhecimento!

Que perfeito esse dia. (Marizete Ferreira Villalva)

A oportunidade da imersão real para além dos conhecimentos prévios numa formação continuada nos aproxima mais da realidade, conhecimento e educação humana. O que e como seríamos se mais acrescentássemos a humanidade de maneira criativa, positiva e valorizada para os que já passaram e produziram e aos que estão passando produzindo e os que ainda passarão e quem sabe, continuarão a produzir para o bem?!.

Ter a oportunidade de ver para crer que podemos ser mais criadores do que destruidores de nós mesmos e não limitarmos a forma de estarmos na experiência de viver é como ir ver e sentir por meio de oportunidade cultural que humanos são capazes das melhores possibilidades juntos.

A formação continuada se faz necessária para que possamos criar em nós mais altruísmo e desejo real de cuidar e educar novos seres humanos com potencial de saber viver e conviver em sociedade minimizando preconceitos, opiniões limitantes e mais expansão de criticidade e criatividade.Valeu e sempre valerá investir em conhecimento.Simultaneamente duas oportunidades de aprendizados riquíssimos da cultura nacional. Por sua vez o Museu das Favelas nos oferece a matéria prima cultural do dia a dia produzido por todos em suas vivências necessárias enquanto a pinacoteca também nos proporciona um acervo incrível de uma linha do tempo histórico que amplia a visão de mundo. Ambos por meio de muita arte simbólica. (Patrícia Lacerda)

Amei. Amei! Foi fantástico!!

Cada lugar, cada detalhe, fala, ilustrações, tudo espetacular.

Eu não conhecia esses lugares: Museu das favelas e a Pinacoteca.

Ver de perto a realidade de nosso povo e sua cultura foi muito bom e sem dúvida nenhuma um aprendizado na prática.

Agradeço a vocês por ter proporcionado esse incrível passeio.

Que venham mais. (Dalva Neide de Souza)

Atividade Cultural Sensacional. Em primeiro lugar Museu das Favelas transformar a má informação é " pré-conceito" em uma história fundamentada e respeito.Pinacoteca, apreciar, admirar e ter a oportunidade de ver de perto o que só conhecemos em ilustrações. Que tenhamos mais e mais oportunidades de admirar a cultura por vários ângulos. Parabéns NCFC e a todos os envolvidos. (Rosimeire Aparecida de Moraes)

Poder, através da oportunidade viabilizada pelo Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba, visitar locais que respiram cultura é de uma importância e beleza igual a esta foto tirada no Museu das Favelas de São Paulo:  infinita...gratidão! (Ana Paula Sampaio)

Equipe NFCI