Recreio dirigido - EMEB "Prof.ª Maria Benedicta Guimarães"

Em 25.03.2024 |

O recreio da escola Maria Benedicta Guimarães é organizado para a criança se alimentar, descansar e brincar, momento este muito esperado pelas crianças.

A partir de um cronograma de brincadeiras pautado no cardápio da merenda escolar, o recreio dirigido realizado pelos Agentes de Organização Escolar, tem na brincadeira a fórmula para deixar o recreio mais atrativo e organizado para os alunos e funcionários. Fato conhecido é que toda criança ama brincar, entretanto, em um mundo cada vez mais voltado à tecnologia, brincadeiras têm se tornado uma realidade distante na rotina das crianças, entendendo a importância do brincar no desenvolvimento dos alunos a escola busca promover esse tipo de entretenimento na rotina escolar, assim, promovendo brincadeiras como: dança, oficina de massinha, jogos de mesa, chute ao gol; e ainda, resgatando outras mais antigas como: pular corda, corre-cotia, telefone sem fio, jogo da velha e batata quente.

Entre as brincadeiras promovidas, existem jogos confeccionados a partir de materiais recicláveis, produzidos pelos próprios Agentes de Organização Escolar, visando aumentar o número de jogos e brincadeiras para que as crianças não percam o interesse nas recreações promovidas, pois, como apontando anteriormente as brincadeiras e jogos são pensados e distribuídos em um cronograma mensal, sendo necessário além do empenho e criatividade dos funcionários vários outros recursos. Ainda, é válido ressaltar, que o trabalho realizado é feito de acordo com o Regimento Interno que prevê o recreio dirigido nas escolas municipais, sendo ainda tema de formações promovidas pelo Núcleo de Formação Continuada da Secretaria da Educação.

Sobre o recreio dirigido promovido pela escola, a Agente de Organização Escolar Nilza Colombani Abelha, que exerce a função na rede há mais de 25 anos acredita que: "É necessário o trabalho em equipe, organização e muito empenho de todos para que seja feito um bom trabalho, visto que dentro da realidade do recreio devem ser considerados fatores como tempo, espaço e ainda a disciplina dos alunos". Correto dizer que este trabalho exige empenho e dedicação de toda equipe, sejam os funcionários diretamente ligados a função, como também a equipe gestora, entretanto, a equipe da EMEB Maria Benedicta Guimarães, além de mostrar ser possível, pode afirmar que o recreio dirigido torna o dia mais agradável e divertido no ambiente escolar.

Equipe Gestora da EMEB "Prof.ª Maria Benedicta Guimarães"