ATIVIDADE CULTURAL - Visita ao Museu das Culturas Indígenas

Em 21.03.2024 |

No dia 16/03/2024 o Núcleo de Formação Continuada de Indaiatuba - NFCI, realizou a primeira Atividade Cultural do ano para O Museu das Culturas Indígenas (MCI), que foi inaugurado em 2022 e é uma instituição museológica de caráter dialógico, participativo e de expressão de diversas vozes e culturas indígenas. Criado com o propósito de articular, pesquisar, fortalecer e comunicar as histórias e memórias de resistência e resiliência indígenas, a arte indígena e produções artísticas, intelectuais e tecnológicas dos diversos povos e etnias indígenas em São Paulo.

O MCI é uma conquista dos povos indígenas, um espaço de diálogo intercultural entre povos indígenas e não indígenas, onde a memória da ancestralidade permite, aos diversos povos originários, compartilhar suas ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes, memórias e histórias. Por meio da arte e da cultura, o Museu das Culturas Indígenas demarca a presença indígena na paisagem cultural do Estado de São Paulo e do Brasil.

Depoimentos:

"Foi um dia de aprendizado e descobertas gostei muito. Obrigada" (Leila Eliana C. G. Barguena)

"A palavra para a experiência no Museu das Culturas Indígenas é "RESSIGNIFICAR", o olhar para os povos indígenas, com respeito e admiração. Ver além dos cocares e ocas, mas o ser humano cheio de conhecimentos, amor e respeito a natureza e suas tradições tão difíceis de sobreviver a todas mudanças globais. Aprender mais a importância que se tem no cuidado com a Terra, o respeito à natureza e aos animais, a cura através de plantas naturais, muitos ensinamentos a serem aprendidos. Valeu muito a pena viver essa experiência" (Rosimeire Aparecida de Moraes)"

Foi um sábado muito gostoso e lotado de cultura!!! Eu ameiiii" (Selma Regina Ribeiro R. de Lima)"

Foi a primeira atividade cultural da Secretaria de Educação que participei e foi uma experiência incrível. Conhecer o Museu das Culturas Indígenas, interagir com a cultura Guarani que estava exposta me fez ver que a cultura indígena é muito mais do que pensamos ou sabemos. Todo o museu é uma mostra de resistência e resiliência do povo indígena.A erva mate que tomo todos os dias, a tapioca do café da manhã, a origem de algumas palavras que falamos é uma parte ínfima da cultura indígena no nosso país e essa herança deve ser preservada. " (Taiza da Costa)

Para saber mais

Museu das Culturas Indígenas