Adesão do Município de Indaiatuba ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada- CNCA

Em 11.03.2024 |

O Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada é um Programa do Ministério da Educação e Cultura que foi instituído através do Decreto nº 11.556 de 12 de junho de 2023, que visa 100% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano letivo, o mesmo é uma ação realizada em parceria entre União, Distrito Federal, Estados e Municípios que realizaram a adesão do mesmo.

O Compromisso tem como foco que as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano. O 3º ano e ciclo ll (4º e 5º anos) terão recomposição das aprendizagens e na Educação Infantil, o objetivo é potencializar a oralidade, leitura e linguagem escrita através do lúdico.

O mesmo conta com os seguintes Eixos: gestão, formação, avaliação, infraestrutura física e pedagógica e reconhecimento de boas práticas.

O Município de Indaiatuba realizou a adesão ao Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e já está realizando ações para que o mesmo aconteça, pensando no desenvolvimento de nossas crianças.

Em torno de 78 profissionais, entre professores, professores coordenadores, professores gestores e professores das creches parceiras da Educação Infantil participarão da formação continuada sobre oralidade, leitura e linguagem através do lúdico e as escolas do Ensino Fundamental estão organizando em seus espaços Cantinhos de Leitura, cujo objetivo é fomentar a leitura na escola. Outra ação prevista no Compromisso é o monitoramento da aprendizagem das crianças que será feito por meio de avaliações periódicas e ações de recuperação da aprendizagem.