1ª Semana da Consciência Negra traz reflexão e debate na EMEB Sylvia Sannazzaro

Em 14.12.2023 |

O dia 20 de novembro foi escolhido como o Dia da Consciência Negra, em homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares. Entre diversas formas de resistência a escravização africana no Brasil, o quilombo se destaca e Zumbi comandou o maior do país: o quilombo dos Palmares.
A data foi instituída oficialmente pela Lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011 e seu intuito é contribuir para o combate ao racismo, para a promoção da igualdade racial e para a desconstrução de estereótipos e preconceitos. O Brasil foi o último país na América a abolir a escravização, depois de mais de 3 séculos.
Pensando no desenvolvimento da identidade racial e na valorização da cultura afro-brasileira como forma de debate, reflexão e combate ao racismo, a equipe gestora e docente da EMEB "Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro", organizaram a 1ª Semana da Consciência Negra da escola, com diversas atividades e o envolvimento de toda a comunidade escolar, de forma interdisciplinar e transversal, além do trabalho com metodologias ativas.
Na literatura, o livro bilíngue português-kimbundu, da autora e professora Odara Dèle, "Lukenia e seu poder poderoso", encantou e conferiu às crianças identidade e ancestralidade. Na tecnologia, o aplicativo bilíngue Alfabantu, idealizado pela autora, trouxe aprendizagem da língua angolana pertencente à família bantu, também falada no Brasil.
Nos esportes, a capoeira, com o professor de educação física Abrahão Agostinho e o mestre Claudinei, do grupo de capoeira Maya, realizaram uma roda de capoeira e vivência, desde as turmas da Etapa 1, até as turmas dos 5ºs anos, com muita energia e História.
Na Oficina do cirandar, a professora Ana Paula Mota e os alunos e alunas de diversas turmas, apresentaram a peça: "Ubuntu todos os dias!", além da música cantada e dançada pelas turmas dos 3ºs anos, Siyahamba. O professor Antônio Leitão, com os alunos dos quartos anos, apresentaram o maculelê, com a música "Boa noite".
As professoras Débora Rufini, Joyce Angarten, Liliane Geremias e Fábio Silva, orientaram a organização de estações por rotações protagonizadas pelos alunos e alunas dos 5ºs anos A e B, na qual receberam os colegas de todas as turmas em atividades como: jogos de tabuleiro, brincadeiras e confecção de bonecas Abayomi, envolvendo diversos saberes, como a matemática, história, geografia, literatura, socialização, entre outros.
Nossos alunos e alunas de todas as turmas ainda apresentaram seus trabalhos realizados com a orientação dos professores para a comunidade escolar, com exposições, teatro, brincadeiras e uma roda de Slam.
Dessa forma, espera-se que a valorização da pluralidade cultural brasileira seja uma estratégia para combate ao racismo e para a igualdade racial na nossa sociedade.

Equipe Gestora e Pedagógica da EMEB Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro.