Aprendendo a respeitar as diferenças por meio do Projeto Africanidade na Creche Francisca Nadir Ferreira Menk

Em 04.12.2023 |

Conforme a Comissão de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Rede Municipal de Indaiatuba, o trabalho sobre "Africanidades" é compartilhado desde 2014 nas Unidades Escolares, e está de acordo com a Lei 11.645/08 (antiga lei 10.639/03) que trata da obrigatoriedade da inclusão da história e cultura africana e dos povos indígenas no currículo escolar. "A relevância e a necessidade destes conteúdos se fazem mostrar em questões que permeiam nossa sociedade. (...).

O objetivo do Projeto Africanidades busca o cumprimento da Lei, o resgate e valorização afirmativa da influência do negro e do índio na formação da cultura e da sociedade brasileiras. (Comissão de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Rede Municipal de Indaiatuba, 2014).

Durante o ano letivo de 2023, a equipe gestora, Profª Gestora Antonia Marachini e Profª Coordenadora Kelly Lilian de Sá Souza, as professoras, ADEs e Monitoras trabalharam ações envolvendo todas as 11 salas do berçário I ao Maternal II. Essas ações e atividades foram voltadas ao respeito às diferenças raciais por meio de contação de histórias, cantigas de roda, resgate de brincadeiras africanas e indígenas, e momentos de formações com as educadoras.

Na semana de 21 a 24 de novembro de 2023, a Creche Francisca Nadir Ferreira Menk, organizou uma exposição com fotos, adereços, artesanatos para comunidade escolar e famílias sobre as atividades realizadas ao longo do ano sobre o Projeto Africanidades.

Agradecemos a colaboração das famílias por auxiliarem na construção de alguns recursos que foram usados na exposição.