Creche Francisca Nadir Ferreira Menk "Explorando o momento do almoço como cantinho monitorado".

Em 28.11.2023 |

Diante da importância do Projeto Alimentação realizado nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba, a Creche Francisca Nadir Ferreira Menk buscou conscientizar os alunos sobre a importância de adquirir hábitos alimentares saudáveis para a promoção da saúde e a qualidade de vida.

A presente ação teve como envolvidos a equipe gestora, Profª Gestora Antonia Marachini, Profª Coordenadora Kelly Lilian de Sá Souza, e a docentes: Janaina Sheila Lisboa Moller - MIIA, Maria Aparecida Rodrigues Cardozo - MIIB, Elaine Mingatti Oliveira Alecrim - MIIC e Maria Campanha da Rocha de Sousa - MII D.

Com isso, além das estratégias usadas para incentivar as crianças a fazerem boas escolhas, diferenciando os alimentos saudáveis dos não saudáveis, como por exemplo: roda da conversa, cantigas de roda, contação de histórias, também norteamos nossas ações por meios das atividades contextualizadas dos Projetos bimestrais: Identidade, Planeta Terra, Resgate Cultural, Contando e Recontando Histórias, e Diversidade -

Emoções e Sentimentos, dos quais trabalharam de forma lúdica e continua o tema "Alimentação Saudável".

Em reuniões de HTPC ao pensarmos em promover novas experiências aos alunos dos maternais II, consideramos explorar o almoço como cantinho monitorado com mediação, intencionalidade pedagógica e segurança.

Dessa forma, as crianças puderam ter esse momento especial com suas professoras, que promoveram a experimentação de todos os alimentos oferecidos. As crianças puderam exercitar a autonomia de conduzir o prato até a mesa e receberam orientações sobre comer saboreando os alimentos.

Essa foi uma experiência satisfatória para todos envolvidos, que promoveu o aumento do repertório alimentar das crianças por meio da atividade em si e pela exploração sensorial (sabor, textura, cores, etc.)

Observamos que as crianças melhoram seus hábitos alimentares e auxiliaram na divulgação desta temática dentro e fora do espaço escolar com o envolvimento das famílias e da comunidade.

Equipe Gestora da Creche Francisca Nadir Ferreira Menk.