Exposição Africanidade da EMEB "Prof. Nízio Vieira Unidade Fundamental".

Em 27.11.2023 |

Os alunos da "Emeb do Complexo Educacional Prof Nìzio Vieira", Unidade Fundamental, realizaram no último dia 24 de Novembro, a exposição aberta a toda a comunidade escolar para reverenciar a cultura Africana, repertoriando o olhar e o conhecimento de toda comunidade escolar,com o tema Africanidade. Levando em consideração a luta do povo negro e sua contribuição para cultura e construção de nosso país e com o objetivo de vencer as barreiras do preconceito e da discriminação através da educação.

"O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares - situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil."

"Além das questões que envolvem Zumbi e o Quilombo dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é uma data significativa, pois traz à luz questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira. É uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa."

(https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/consciencia-negra.htm, acesso em 25/11/2023