Agenda

Aniversário de Indaiatuba

Em 09.12.2015 |

Em nove de dezembro de 1830 Indaiatuba tornou-se, por decreto do Imperador, sede de uma das Freguesias da Vila de Itu, englobando também os bairros de Itaici, Piraí, Mato Dentro e Buru. Em 1835 havia na sede da Freguesia, Indaiatuba, 142 habitantes, em Mato Dentro eram 454, em Itaici 625 e, em Piraí, 805 habitantes.

Sua elevação à condição de Vila ocorreu em 24 de março de 1859. Com esse novo estatuto Indaiatuba ganha autonomia política em relação a Itu, passando a ter sua própria Câmara de Vereadores. A Câmara é, desde o período colonial até o final do Império, responsável pelo poder político local no Brasil. A função de Prefeito só passou a existir a partir da República.

O nome "Indaiatuba" vem da língua tupi: ini'yá (indaiá) e tyba (ajuntamento). Portanto, "Indaiatuba" significa "ajuntamento de indaiás". A denominação se prendeu às características da paisagem e da vegetação da localidade, hoje já alteradas.

A existência marcante de indaiás carregados de pequenos cocos fez com que Indaiatuba tivesse recebido, entre meados do século XVIII e início do século XIX, também a denominação de "Cocais".

Para saber mais sobre a cidade, acesse www.camaraindaiatuba.sp.gov.br/institucional/historia/historiaindaia.asp

 

© Secretaria de Educação - Prefeitura Municipal de Indaiatuba